Fugas - dicas dos leitores

Na Alameda, a fonte está monumental

Por Ana Oliveira

Sugestão para uns momentos de admiração alfacinha: ir (re)ver a monumental fonte da Alameda, recentemente reaberta após restauro, em esplendor de água e de luz.

O dia estava fresquinho demais para passeatas junto a uma coluna de água tão imponente como a da Fonte Luminosa (ou Monumental) da Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, mas os bonitos jogos de água da septuagenária fonte alfacinha mereciam uma visita.  

A reabertura da fonte aconteceu alguns dias antes do Natal e tinha passado quase despercebida a quem não inclui a Alameda nos seus trajectos mais rotineiros. 

Para além do regresso da água, a fonte mostra-se completamente limpa e recuperada, tal como as esculturas das quatro sereias e do cavalo.

Desde 2007 que a Fonte Luminosa estava seca. Agora, funcionará durante a hora de almoço, ao fim da tarde e às primeiras horas da noite.

Aqui, visitei a fonte durante o dia mas mal posso esperar para regressar à noite para admirar um espectáculo que decerto também muitos outros leitores da Fugas apreciarão: o de ver a Fonte da Alameda no seu esplendor com os novos jogos de luzes.

 

__
A sua viagem
Viaje, descubra, partilhe: Envie-nos as suas recomendações de locais e experiências ou um relato de viagem num texto, acompanhado de uma ou mais fotos, para fugas.dicas@publico.pt. 
As suas contribuições surgirão em destaque nesta página (e nas redes socias da Fugas) e poderão ser comentadas e partilhadas por outros viajantes. 

--%>