Fugas - dicas dos leitores

  • Mesquita Shaikh Zayed
    Mesquita Shaikh Zayed DR
  • Mesquita Shaikh Zayed
    Mesquita Shaikh Zayed DR
  • Gold Souk Deira
    Gold Souk Deira DR
  • Mesquita Shaikh Zayed
    Mesquita Shaikh Zayed DR

Dubai e Abu Dhabi, emirados onde o luxo comanda a vida

Por Maria Clara Costa

Aqui tudo o que reluz é ouro, platina, diamante ou qualquer outra pedra preciosa. Aqui os dias parecem ter 48 horas mas o tempo nunca é suficiente para ver e saborear tudo o que está ao nosso alcance

Os potentes carros transportam-nos velozmente de casa em casa, de mall em mall (hiper centros comerciais), entregam-nos a estes sedutores paraísos de luxo, como o Dubai Mall, o maior do mundo, onde se corre para ver apenas uma amostra. O tempo esgota-se e os olhos cansam-se a admirarem a moda dos grandes e famosos estilistas. No Dubai Mall, é o Aquário que muda a paisagem e a vista descansa. Tubarões, raias e outros peixes encaram-nos olhos nos olhos e transmitem-nos paz, mesmo quando vistos por cima das nossas cabeças.

Também o Emirates Mall, embora mais pequeno, tem idêntica oferta e, para descanso do deslumbramento das compras, podemos fazer esqui nas geladas montanhas dos “Alpes Suíços” ou apenas subi-las no teleférico para admirar o “quadro”.

Na rua estão 42 graus mas pouco importa porque os malls, a fervilharem de vida e de brilho, com gente das mais variadas nacionalidades, estilos, posturas e trajes, que vão do preto a arrastar pelo chão, às cores mais exuberantes, refrescam-nos o corpo e alegram a alma.

O Dubai não é apenas uma concentração de malls. Há futuristas arranha-céus que nos fazem parar a respiração, arquitectura tão variada e exótica quanto surpreendente e palácios que nos fazem meditar…

O museu, no forte Al Fahidi, mostra-nos como viviam os seus ancestrais, como pescavam, como apanhavam ostras donde retiravam as pérolas, sua “riqueza” ainda nos anos 1960.

Hoje, uma das grandes riquezas é ostentada nas ourivesarias dos malls e em Deira, no Gold Souk, com cerca de 300 lojas de jóias. Aqui, podemos ver uma peça em ouro que, pelo seu tamanho, consta no Guinness Book.

Em Abu Dhabi, para além do espectáculo verde que brota das areias do deserto e dos edifícios igualmente extravagantes, podemos visitar uma jóia da arquitectura moderna, a Mesquita Shaikh Zayed, que nos lembra o Taj Mahal, na Índia. Tem o mesmo fascínio, esplendor e magia. É um tesouro suspenso no céu, em mármore branco “bordado”, com adornos dourados e suaves flores coloridas. É indescritível a grandiosidade desta obra e a emoção que se sente logo que a avistamos.

Visitar o Hotel Emirates Palace é transpor o nosso imaginário. O requinte e a opulência esmagam, alucinam. Subir ao restaurante giratório da Torre da Marina Mall, desfrutar de uma paisagem magnífica a rodar como se fora um filme, é algo inesquecível. E há mais, muito mais, mas não cabe numa Fuga.

A viagem terminou e a sensação é de que avancei no tempo e regressei de um planeta a anos-luz de distância.

--%>