Fugas - dicas dos leitores

  • DR/Turismo de Sigulda
  • DR/Turismo de Sigulda
  • DR/Turismo de Sigulda
  • DR/Turismo de Sigulda
  • DR/Turismo de Sigulda

As 5 coisas de que eu mais gosto em Sigulda, Letónia

Por Luis Santos

Luis Santos, 22 anos, estudante de Fisioterapia, vive em Sigulda, Letónia, onde está a fazer voluntariado num infantário Waldorf, desde Março.

1.
Trilhos

Sigulda não é nenhum centro cosmopolita onde tudo acontece. No entanto, pode gabar-se de ser o número 3 deste ano na categoria Europe’s Best Big-Time Small Destination 2014. Assim, nada melhor para fugir da correria do dia-a-dia do que percorrer um dos trilhos pela natureza, a pé ou de bicicleta, sendo uma boa sugestão o trilho de Kubesele. Outro ponto obrigatório é o Paradizes Kalns, local que serve de inspiração a vários artistas e que conta com uma vista privilegiada sobre o rio Gauja e o castelo de Turaida.

2.
Castelos

Por toda a cidade podem avistar-se castelos de diferentes estilos, sendo esta diversidade devida a anos de ocupação da Letónia (Sigulda esteve sob o domínio russo, alemão e sueco). Dois castelos imperdíveis são o da Ordem Livoniana, onde se podem descobrir os habitantes mais antigos da Letónia, os livónios, e ainda o de Turaida, onde se pode mergulhar nas entranhas da história nacional.

3.
Cafés e restaurantes

A “Suíça do Báltico”, alcunha da cidade devido à semelhança da paisagem, não foge à regra e assim sendo tem pequenos mas acolhedores cafés, como é característica de todas as pequenas cidades do país. Nestes pode-se experimentar desde os sabores típicos letões como os bolos à base debiezpiens, algo semelhante a requeijão, até aos internacionais croissants franceses. No centro da cidade, experimentar o Mr.Biskuits ou o Eklers para ter a experiência destes típicos cafés letões ou então o Re:Restaurant para uma refeição propriamente dita.

4.
Panoramas Rats

Gosto de pensar que este lugar é o centro do mundo. Nesta ampla praça pode ver-se Sigulda do topo numa volta na colorida roda gigante da cidade. É possível ainda experimentar os desportos de Inverno na altura mais fria do ano ou então aproveitar o Verão no percurso de obstáculos do Parque Aventura Tarzan, o maior centro de actividades ao ar livre do Báltico.

5.
Teleférico Sigulda-Krimulda

Ao passar no Panoramas Rats pode seguir viagem em direcção a Krimulda, utilizando o teleférico sobre o rio Gauja, que percorre um quilómetro a uma distância de 42 metros do solo. Pode contar-se com uma vista sobre os castelos e a pista Bobsleigh, uma das mais sofisticadas e com maior qualidade do mundo.

--%>