Fugas - dicas dos leitores

Fátima não é só o Santuário!

Por Paulo Campos Pereira

Fátima é essencialmente associada ao seu Santuário pelo que, quem não tem interesse em visitá-lo tende a descartar uma visita a este local. Mas, crente ou não, Fátima tem muito para conhecer e a sua localização torna-a uma alternativa muito acessível para um passeio ou “escapadinha”.

Praticamente no centro de um triângulo formado por três locais Património Universal da Humanidade (Convento de Cristo, Mosteiros da Batalha e de Alcobaça), a meio caminho entre as praias da Nazaré e a albufeira de Castelo do Bode, é também uma porta de acesso ao Parque Natural da Serra D’Aires e Candeeiros. 

São pois inúmeros os passeios e percursos que se podem realizar com base em Fátima. E é este conhecimento que Fátima Lounge Guesthouse – um recente Alojamento Local que abriu em Fátima apostado na diferenciação da oferta tradicional – detém e pretende transmitir a quem visita a região. Aqui pode obter sugestões sobre roteiros (pedestres, bicicleta, BTT, carro ou TT) e inclusivamente utilizar a cozinha para preparar uma cesta de piquenique para um passeio na serra circundante, que apresenta diversos motivos, naturais e culturais, para uma visita. 

Na povoação e arredores são vários os locais de interesse. Das Grutas da Moeda e Centro de Interpretação Científico-ambiental (a 4km), à Trilha Jurássica (monumento natural das pegadas de dinossáurio, com o jardim jurássico, a 9km), ou ao castelo e vila medieval de Ourém (a 11km). 

Pensando mais nas crianças, pode-se visitar a 8km o Parque Eco-sensorial da Pia do Urso, com um percurso cheio de experiências pedagógicas surpreendentes, também com as suas casas de pedra restauradas e, já agora, aproveitar para experimentar a chanfana no restaurante Piadussa. 

Aqui encontra-se também o centro de BTT da Batalha, todo equipado para quem deseje realizar os inúmeros circuitos criados. 

E voltando ao início, mesmo para não-crentes uma visita ao santuário de Fátima pode ser uma experiência muito interessante. Mais que não seja pelo espaço e pelo contraste entre a arquitectura das Basílicas – a tradicional, da N. Sra. Do Rosário de Fátima e a moderna, do Santíssimo Sacramento, com as suas capelas subterrâneas e um interior verdadeiramente impressionante.

E outras indicações podíamos dar, dos vários museus, praias fluviais, sítios arqueológicos … mas isso fica para descobrir numa visita, como nós fizemos, a Fátima.

--%>