1.
Entrar na cidade
Estação central – a melhor forma de entrar na cidade. Qualquer plano de visita da cidade começa mal chegas à estação central de comboios. Diversos pisos com diversos terminais. Se tiveres a sorte de que o teu comboio pare num dos terminais do último piso…. basta olhares para o topo da estação e começar a subida para ficares sem respiração! E não é por causa do número de escadas, mas pela beleza e grandiosidade arquitectónica.
2.
A vida na cidade
Antuérpia é uma cidade vibrante “pilhada” de jovens, galerias de arte, ateliers de moda e museus. Aqui não precisas procurar o que fazer. A cidade agarra-te com um sem número de eventos, grátis, com charme, boa música e bom ambiente. Principalmente a partir da Primavera, qualquer praça ou parque (que são imensos) te oferece um mercado de comida, um sunset, um concerto de jazz, um mercado de roupa, banquinhas a vender bebidas, uma boa exposição…
3.
Grote Market
No Grote Market, a praça principal, a fachada de cada edifício é indescritível. O conjunto é poderoso, emocionante. Um único raio de sol é razão suficiente para aí festejar num convívio entusiasmado, com vista para a catedral que, por sua vez, é rodeada de pequenas ruas muito características recheadas de restaurantes agradáveis! A cereja no topo do bolo é que cheira sempre a waffle!
4.
Bicicleta
A bicicleta é o meio de transporte de eleição, em Antuérpia. É rápido, barato e acreditem que qualquer pessoa lhe sente a falta. A cidade tem um sistema de bicicletas super eficiente – Velo. Em todas as ruas podes levantar ou entregar a tua Velo. Portanto, nunca precisas de comprar uma bicicleta e encher pneus, arranjar travões ou olear correntes!
5.
O tasquinho português
Qualquer emigrante tem momentos em que sente que Portugal está longe. Nesses momentos nada melhor do que juntar alguns amigos e ir comer uma bifana e beber umas mini enquanto vês a tua equipa jogar futebol, na “Praça Portuguesa” de Antuérpia em Sint Jansplein. Nada é igual à comida da tua mãe, mas dá para enganar a saudade!