Fugas - dicas dos leitores

Ana Torres

Continuação: página 2 de 2

A felicidade contida na sabedoria maasai

Todavia, embora tenham cada vez mais contacto com o mundo exterior, os maasai continuam a ter um estilo de vida simples, e em paz com o meio ambiente. O gado assume um papel fulcral, quer na alimentação, quer como fonte de rendimento, sendo trocado por outros produtos (cereais, missangas, tecidos), vendido, ou utilizado para fazer artesanato.

Entre pulseiras de missangas, cintos em couro, estatuetas de guerreiros maasai em pau-preto ou máscaras de antílope, acabo por cobiçar um abridor de garrafas esculpido em osso de vaca. No entanto, como a minha estadia no Quénia se aproxima do fim, o dinheiro que possuo é escasso. Regateio o preço, sem qualquer esperança que seja aceite, mas a artesã entrega-mo a sorrir e aceita pacificamente os poucos xelins que tenho comigo.

Deixamos o povoado e enquanto nos afastamos percebo que carrego na bagagem muito mais do que o souvenir que acabei de adquirir. Levo um leque de lembranças inesquecíveis, uma aprendizagem inestimável e um sonho concretizado. “Que o Criador nos conceda gado e crianças”, reza um provérbio da tribo, ilustrando a humildade de um povo que ambiciona apenas o essencial para viver, e é grato pelas oferendas que a mãe natureza lhes dá. Que o resto da humanidade possa retirar do seu exemplo a certeza de que é possível interagir pacificamente com o meio que a rodeia, e com isso ser feliz.

 

--%>