Fugas - dicas dos leitores

Continuação: página 2 de 2

De regresso a Cabo Verde

São Vicente, devido à sua aridez, durante anos ficou completamente esquecida, utilizada apenas como pastagem para o gado por alguns proprietários das vizinhas Santo Antão e São Nicolau. Tudo mudou em 1838, quando os ingleses estabeleceram na ilha um depósito de carvão para reabastecimento dos navios que atravessavam o Atlântico. Nessa altura, a ilha, principalmente o Mindelo, registou um grande desenvolvimento.

O Mindelo é, actualmente, um importante centro cultural e cosmopolita onde a música, literatura e desporto são cultivados. O seu património arquitectónico mantém ainda um inconfundível toque colonial, e quando caminhamos pelas ruas, temos, por vezes, a sensação de que estamos numa qualquer vila ou cidade portuguesa. Nos bares junto à marginal, a figura de Cesária Évora está sempre presente com as suas mornas e coladeras.

Seguiu-se a ida à baía das Gatas. Bonita baía natural, onde anualmente se realiza um festival de música internacionalmente famoso. Fica a menos de 10km do Mindelo. Dizem os livros que o nome desta baía deriva da abundância nas suas águas de uma espécie denominada tubarão-gato.

Interessante a passagem por São Pedro, uma aldeia piscatória. A aldeia é pequena e pitoresca, com casas coloridas e onde praticamente apenas vivem os pescadores. Nesta viagem, conhecemos um casal de suíços, Matheo e Mary, que muito nos impressionaram, ambos na casa dos 70 anos. Ela de aspecto franzino e ele mais encorpado e “preso” a uma cadeira de rodas. Tal facto não os impediu de correr todos os lugares. Havia sempre quem ajudasse Matheo a sair do táxi, do autocarro. Diziam que adoram viajar e que desde há muitos anos apenas viajavam por África.

Não queriam viajar pela Europa — diziam-me que na Europa, quando precisavam de ajuda, ninguém o fazia, de tão atarefados que todos pareciam andar. “Sabe, na Europa ninguém nos vê, somos invisíveis.”

A viagem chegava ao fim e o pensamento a fervilhar com ideias para visitar o resto do arquipélago das ilhas de Morabeza. Em Cabo Verde, sentimo-nos em casa.

 

--%>