O país onde nasceu o futebol tal como o conhecemos prepara-se para dar ao mundo uma nova variante do desporto-rei. E o slogan não engana: “Futebol. Dia e noite”.
Neste novíssimo hotel, anunciado como "o primeiro do mundo inteiramente dedicado ao universo global" da bola - embora já haja outras unidades hoteleiras dedicadas a um clube ou ao desporto - vive-se, come-se, bebe-se, dorme-se sempre com o jogo na cabeça. A inauguração está marcada para 2 de Março,
É o Hotel Football, nascido às portas do Old Trafford — o estádio do Manchester United, em Inglaterra — um quatro estrelas com 133 quartos temáticos.
E esta casa de sonhos futebolísticos não nasce apenas de uma boa ideia comercial de um qualquer empresário: a iniciativa parte de dois grandes jogadores do Manchester, Gary Neville e Ryan Giggs, lendas que durante duas décadas suaram em campo pelo clube (Giggs é actualmente treinador assistente do Man Utd) e que para este projecto contam ainda com o apoio e investimento de outros camaradas do clube (como Philip Neville, irmão de Gary, e também Nicky Butt e Paul Scholes).
Como acontece com qualquer estrela internacional da bola, a carreira levou-os a viajar muito e a conhecer por dentro e por fora dezenas dos melhores hotéis e restaurantes do mundo. Foi assim que, contam Gary e Ryan, concluíram que não era nada má ideia juntar a hotelaria, a restauração e o futebol.
O pontapé de saída foi dado com o Café Football, inaugurado no final de 2013 em Londres. E o jogo continua agora com este Hotel Football de Manchester. Naturalmente, o lendário clube da cidade é central na tematização do hotel mas os seus fundadores asseguram que a casa é aberta a todos os “credos”.
“Queremos que seja um sítio dedicado ao futebol e família, não sobre a equipa que cada um apoia”, comentou Giggs ao jornal The Telegraph. Ainda assim, incluirá “o derradeiro spot para fãs do ManUtd”, o Old Trafford Supporters Club.
O complexo inclui um bar-restaurante, “irmão” do londrino, um Café Football cujo menu foi co-criado por Michael Wignall, chef duas estrelas Michelin (do The Latymer de Londres), e que além de extravagâncias gourmet incluirá “comidas da bola”, de hambúrgueres a cachorros (com um twist, como seria de esperar), além de (obviamente) muita e boa cerveja, mas também cocktails de autor.
A bola, porém, não é só tema e vizinhança, é também prática, já que o edifício guarda uma surpresa no seu topo: no 11.º andar, há um campo de futebol com vistas panorâmicas sobre a cidade e cobertura retráctil, pronto para tudo (incluindo para se tornar cenário dos mais diversos eventos, incluindo festas com DJ ou organizações desportivas).
As reservas para o hotel já estão abertas, com preços desde cerca de 130 euros em duplo.
Sobre se este é mesmo "o primeiro hotel de futebol do mundo" - até porque, na Argentina, o Boca Juniors foi pioneiro graças ao Hotel Boca em 2012 -, Tom Gibson, da agência de comunicação do Hotel Football, sublinha que a diferença é que o hotel britânico será realmente dedicado a "todo o universo do futebol e não apenas a um clube". Não em vão, o Hotel Boca, que também usa o apodo d' "o primeiro hotel de futebol do mundo", inclui no seu site um moto do célebre clube de Maradona: "Poderão imitar-nos mas igualar-nos jamais".