O que era para ser um aquário abre nesta sexta-feira, 1 de Julho, como o primeiro hotel Pestana CR7. Os fãs do “capitão” da selecção portuguesa sentir-se-ão como peixe na água nesta unidade que inaugura o esforço do conhecido grupo Pestana em chegar a um novo segmento.
Antes de Lisboa, que terá um Pestana CR7 ainda neste Verão de 2016, de Madrid e de Nova Iorque, é o Funchal quem dá o pontapé de saída nesta parceria entre dois investidores com raízes na Madeira: de um lado, Cristiano Ronaldo, agora na sua faceta de investidor; do outro, um grupo que nasceu na mesma ilha, há 44 anos, e que gere mais de uma centena de activos turísticos, desde hotéis, campos de golfe e casinos até a um operador turístico e uma companhia de aviação charter.
O fruto desta parceria é simples de descrever: o investimento é repartido por igual entre os dois sócios (50/50), a gestão da operação pertence ao grupo Pestana mas a inspiração é Cristiano Ronaldo. E isso nota-se em cada recanto do hotel, que dispõe de 49 quartos, situado na Avenida Sá Carneiro, junto à Praça do Mar, vizinho do Museu Cristiano Ronaldo e de uma área bem preenchida de bares e discotecas, ideal para quem gosta de usufruir desse tipo de animação.
Há três tipologias de quartos, todos situados no primeiro piso do edifício: 25 quartos CR7; 23 habitações CR7 Superior e 1 CR7 Suite. Todos ligados por um único e longo corredor, coberto com um tapete verde que imita relva. Se algum hóspede ainda tivesse dúvida ao que vai, ficaria logo esclarecido. Há uma fila de quartos virados para o mar, com vista sobre o local onde atracam os muitos cruzeiros que despejam turistas na Madeira, e outra fila virada para a avenida, com acesso directo à zona exterior que tem um ginásio ao ar livre, piscina, sauna e bar.
Todas as habitações dispõem de Apple TV, SmarTV de 49 polegada e tecnologia suficiente para cada hóspede projectar no quarto os seus próprios conteúdos digitais, seja música, vídeo ou fotos, em todo o tipo de dispositivos Apple ou Android. As opções alargam-se quando se opta pela Suite, que dispõe de uma consola de jogos, óculos de realidade virtual e equipamento de treino cardio com um plano de treinos desenvolvido pelo próprio CR7.
Comum a todos os quartos, uma decoração que remete para a vida do futebolista, na sua vertente familiar e de figura pública, bem como nalguns detalhes que fazem lembrar o ambiente de um balneário desportivo.
No piso térreo, a entrada no hotel abre-se para um imenso lounge que tem uma recepção minúscula, porque toda a experiência de check in foi pensada de forma a ser rápida e simples. Em breve, aliás, haverá uma aplicação móvel para tentar agilizar ainda mais o processo de registo.
No mesmo lounge, situam-se o bar e o restaurante, que dispõe de esplanada e de uma ementa que abdica da gastronomia tradicional madeirense, mas não de alguns produtos, como frutas e o famoso bolo do caco, apostando em propostas de inspiração italiana (pizzas), nos melhores cortes de carne de vaca (Black Angus e Kobe) para hambúrgueres e em saladas. Há ainda um leque de saladas que, segundo o chef Pedro Relvas, complementam uma “aposta na frescura, numa alimentação equilibrada e pouco pesada, pensada como se fosse para um desportista”.
O mesmo espaço de restauração é usado para os pequenos-almoços, cuja ementa dispensa alguns dos alimentos mais clássicos mas menos saudáveis (bacon e salsichas), e propõe antes um arranque de dia mais nutritivo, com frutos, sumos, lacticínios, pastelaria integral, cereais e sementes, para quem gosta de não se perder em calorias escusadas.
O investimento nesta unidade rondou os 3,5 milhões de euros. É o mais barato dos quatro de marca Pestana CR7 que irão nascer, porque, como explica o presidente do grupo, Dionísio Pestana, este é o único feito num imóvel ocupado em regime de concessão. A próxima unidade a abrir é a de Lisboa, na Rua da Prata. No próximo ano seguir-se-á a de Madrid, na Gran Vía, e, dentro de dois anos, a de Nova Iorque, em Manhattan, entre a Rua 39 e a 8.ª Avenida. O investimento nos quatro hotéis CR7 será de 70 milhões de euros.