Já a Honda exibiu, quase finalizada, a recuperação da carroçaria carrinha que o Civic não dispunha desde a sua 6.ª geração — o Tourer deverá ser lançado ainda este ano, chegando ao mercado em Janeiro de 2014.
Em estreia europeia, a Mercedes apresentou o aguardado CLA, um coupé de quatro portas posicionado abaixo do CLS de que daremos conta em mais pormenor, após a sua apresentação internacional, agendada para este mês.
A Nissan redesenhou o minimonovolume Note, transformando-o numa berlina do segmento B, com cinco portas e cinco lugares (lançamento em Setembro), e a Opel voltou a produzir um descapotável de quatro portas e quatro lugares com o Cascada (chega em Maio a partir dos 32.000€, com apresentação internacional ainda este mês).
Os chineses voltam à carga na Europa, agora através da Chery, com o Qoros 3 Sedan, uma berlina de 4,61m desenhada por Volker Hildebrand, o pai do Mini, que promete cumprir com os parâmetros do Euro NCAP em termos de segurança e com a qualidade e eficiência exigidas pelos consumidores europeus. Referência ainda para dois protótipos: o Qoros 3 Hybrid (um SUV híbrido) e o Qoros Estate, uma carrinha.
Num segmento onde o Nissan Juke é rei, o dos crossovers compactos, apresentaram-se duas sérios concorrentes: o Renault Captur, derivado do Clio IV, e o Peugeot 2008. Em termos de design, vantagem para o Captur, que tem mais aspecto de SUV que o 2008, que parece uma carrinha com maior altura ao solo. Ambos os modelos têm lançamento previsto para a segunda metade de 2013 e o 2008 terá preços a partir de 15.900€.
O grupo Volkswagen exibiu muitas novidades. A começar no Skoda Octavia Break, a 3.ª geração da carrinha deste modelo do segmento C, prevista para Junho, que na versão Greenline terá uma média de 3,4l/100km de gasóleo, mais habitabilidade e uma mala com 610 litros. Também o Seat Leon terá uma versão carrinha. Na casa-mãe, para além de modelos híbridos, destaque para o Volkswagen cross up!, uma versão com características de fora-de-estrada de baixa dificuldade do pequeno citadino, para o Golf Variant, a nova carrinha prevista para meados deste ano e, pela primeira vez, duas versões do Golf GTI, uma com 220cv e outra, GTI Performance, com 230cv (ambas com o motor 2.0 turbo e consumos de 6,0 l/100km, estarão à venda em Junho, sem grandes alterações de preço face ao actual Golf GTI).
Coração eléctrico
A nova versão europeia do hatchback Nissan Leaf brilhou em Genebra, com extensão da autonomia para 199km, graças a alterações na aerodinâmica e à redução de atrito dos componentes internos. Já a bagageira cresceu em 40 litros para 370. O novo Leaf chega ainda este ano a um preço inferior ao do modelo actual (32.990€).
Também 100% eléctrica é a nova aposta Toyota baseada num triciclo. Ainda está em fase de estudos, mas revela a ideia da marca para o futuro da mobilidade urbana e poderá vir a digladiar-se com o Twizy da Renault e o Micro Commuter da Honda: tem 2,5m de comprimento e 1,5m de altura, com lugar para duas pessoas e 50 km de autonomia.