Fugas - Motores

  • Chevrolet Corvette Z06
    Chevrolet Corvette Z06
  • Audi TT, 3.ª geração
    Audi TT, 3.ª geração
  • Citroën C1
    Citroën C1
  • Renault Twingo, nova geração
    Renault Twingo, nova geração
  • XchangE, o carro que se autoconduz
    XchangE, o carro que se autoconduz

Salão de Genebra: Suíça, território neutro também na indústria automóvel

Por Carla B. Ribeiro e João Palma

O Salão de Genebra é na Europa a mais importante montra da indústria automóvel, um território neutro onde fabricantes de todo o mundo apresentam as suas mais recentes criações. Na 84.ª edição, da centena de novos modelos ali exibidos, eis alguns dos que são de manter debaixo de olho.

Audi TT, 3.ª geração
O destaque na Audi vai para a 3.ª geração do TT, que chegará em Portugal em Setembro. Usando a plataforma MQB do grupo Volkswagen, chega com novo design, mas mantém o ADN do carro actual. Com dimensões similares ao modelo que substitui, ganha em espaço interior (em especial atrás) e volume de mala. Além disso, estreia um painel de instrumentos digital e as motorizações vão dos 184cv do diesel 2.0 TDI aos 310cv do 2.0 TFSI a gasolina.Ainda da casa alemã, outro modelo importante que brilhou em Genebra foi o S1. Previsto para meados deste ano, apresenta-se com tracção integral, um motor 2.0 TFSI a gasolina de 231 cv de potência e 370 Nm de binário, 7,0 l/100km de consumo e 250 km/h de velocidade máxima. Objectivo: competir com o Mini Cooper S.

BMW série 2 Active Tourer
Depois do coupé, o segundo série 2 será o Active Tourer, a lançar em Setembro: um monovolume de cinco lugares com um novo chassis, que utiliza a plataforma UKL1 de tracção dianteira e um económico motor 1.5 tricilíndrico a gasolina de 136cv (média anunciada de 4,9 l/100km) além de outro motor 2.0 a gasolina com 231cv e um 2.0 diesel com 150cv, ambos de quatro cilindros, tudo isto estreado no Mini III. Da marca bávara, destaque ainda para a apresentação do conceito do novo X4 que, a partir do X3, chega para fazer frente ao Porsche Macan ou ao Range Rover Evoque.

Citroën C1, Peugeot 108 e Toyota Aygo
Frutos da joint-venture PSA-Toyota, eis as três faces da nova geração de um citadino que já estava algo datado. O C1, que mantém a designação mas cujo design é fortemente influenciado pela linha DS (é uma espécie de mini-DS), virá em Setembro. Para Julho, estão previstos o Peugeot 108, que, por menos de 10.000€, substitui o 107 e o Toyota Aygo que se distingue dos manos franceses pelo “x” que marca a sua frente. Com diferenças no visual e no equipamento (bastante melhorado, em especial no caso do C1), os três modelos partilham a mecânica e dois motores de 3 cilindros a gasolina (1.0 l VTi 68cv e 1.2 l VTi 82).

Honda Civic Type-R Concept
No stand da Honda brilhava este protótipo desportivo do Civic, cuja versão de produção será lançada em 2015. Dotado de motor 2.0 VTEC turbo com 280cv, o futuro Type R pretende superar os seus rivais europeus, nomeadamente o Volkswagen Golf GTI e o novo Seat Léon Cupra que detém o melhor tempo de volta do circuito de Nürburgring para carros com tracção dianteira. Visualmente, oType R Concept apresentado rasga, literalmente, o design do Civic, abusando das arestas vivas.

Hyundai Intrado
Este protótipo de crossover utiliza materiais leves e materializa a nova linguagem de design da marca coreana, com a assinatura do conceituado designer Peter Schreyer, que se distinguiu na concepção de modelos da Audi e da Volkswagen. A inovação não se limita ao visual: este concept vem equipado com pilha de combustível.

Jeep Renegade
Esta foi a principal novidade da Fiat Chrysler. O Jeep Renegade, um pequeno SUV compacto que assenta na plataforma small-wide utilizada no Fiat 500L. Com design americano e destinado a todos os mercados mundiais, será produzido inicialmente na Itália e lançado na Europa no último trimestre de 2014. Apenas com tracção integral, poderá ser equipado com 16 opções de motorização e será o primeiro da categoria com transmissão automática de nove relações.

--%>