Audi TT, 3.ª geração
O destaque na Audi vai para a 3.ª geração do TT, que chegará em Portugal em Setembro. Usando a plataforma MQB do grupo Volkswagen, chega com novo design, mas mantém o ADN do carro actual. Com dimensões similares ao modelo que substitui, ganha em espaço interior (em especial atrás) e volume de mala. Além disso, estreia um painel de instrumentos digital e as motorizações vão dos 184cv do diesel 2.0 TDI aos 310cv do 2.0 TFSI a gasolina.Ainda da casa alemã, outro modelo importante que brilhou em Genebra foi o S1. Previsto para meados deste ano, apresenta-se com tracção integral, um motor 2.0 TFSI a gasolina de 231 cv de potência e 370 Nm de binário, 7,0 l/100km de consumo e 250 km/h de velocidade máxima. Objectivo: competir com o Mini Cooper S.
BMW série 2 Active Tourer
Depois do coupé, o segundo série 2 será o Active Tourer, a lançar em Setembro: um monovolume de cinco lugares com um novo chassis, que utiliza a plataforma UKL1 de tracção dianteira e um económico motor 1.5 tricilíndrico a gasolina de 136cv (média anunciada de 4,9 l/100km) além de outro motor 2.0 a gasolina com 231cv e um 2.0 diesel com 150cv, ambos de quatro cilindros, tudo isto estreado no Mini III. Da marca bávara, destaque ainda para a apresentação do conceito do novo X4 que, a partir do X3, chega para fazer frente ao Porsche Macan ou ao Range Rover Evoque.
Citroën C1, Peugeot 108 e Toyota Aygo
Frutos da joint-venture PSA-Toyota, eis as três faces da nova geração de um citadino que já estava algo datado. O C1, que mantém a designação mas cujo design é fortemente influenciado pela linha DS (é uma espécie de mini-DS), virá em Setembro. Para Julho, estão previstos o Peugeot 108, que, por menos de 10.000€, substitui o 107 e o Toyota Aygo que se distingue dos manos franceses pelo “x” que marca a sua frente. Com diferenças no visual e no equipamento (bastante melhorado, em especial no caso do C1), os três modelos partilham a mecânica e dois motores de 3 cilindros a gasolina (1.0 l VTi 68cv e 1.2 l VTi 82).
Honda Civic Type-R Concept
No stand da Honda brilhava este protótipo desportivo do Civic, cuja versão de produção será lançada em 2015. Dotado de motor 2.0 VTEC turbo com 280cv, o futuro Type R pretende superar os seus rivais europeus, nomeadamente o Volkswagen Golf GTI e o novo Seat Léon Cupra que detém o melhor tempo de volta do circuito de Nürburgring para carros com tracção dianteira. Visualmente, oType R Concept apresentado rasga, literalmente, o design do Civic, abusando das arestas vivas.
Hyundai Intrado
Este protótipo de crossover utiliza materiais leves e materializa a nova linguagem de design da marca coreana, com a assinatura do conceituado designer Peter Schreyer, que se distinguiu na concepção de modelos da Audi e da Volkswagen. A inovação não se limita ao visual: este concept vem equipado com pilha de combustível.
Jeep Renegade
Esta foi a principal novidade da Fiat Chrysler. O Jeep Renegade, um pequeno SUV compacto que assenta na plataforma small-wide utilizada no Fiat 500L. Com design americano e destinado a todos os mercados mundiais, será produzido inicialmente na Itália e lançado na Europa no último trimestre de 2014. Apenas com tracção integral, poderá ser equipado com 16 opções de motorização e será o primeiro da categoria com transmissão automática de nove relações.