Fugas - Motores

  • Chevrolet Corvette Z06
    Chevrolet Corvette Z06
  • Audi TT, 3.ª geração
    Audi TT, 3.ª geração
  • Citroën C1
    Citroën C1
  • Renault Twingo, nova geração
    Renault Twingo, nova geração
  • XchangE, o carro que se autoconduz
    XchangE, o carro que se autoconduz

Continuação: página 2 de 3

Salão de Genebra: Suíça, território neutro também na indústria automóvel

Nissan Juke revisto
Não foi com o Juke, com que a marca conseguiu abrir caminho para a categoria dos crossovers compactos, que a Nissan mais brilhou em Genebra. Esse feito coube à estreia do novo Nismo GT-R, um potente superdesportivo. Mas no que ao mercado luso diz respeito, o Juke com uma imagem renovada é capaz de animar mais do que qualquer bloco de 600cv. Com frente e traseira redesenhadas, novo sistema de info-entretenimento, opção de tecto de abrir panorâmico, além de um trabalhado bloco 1.6 e de um novel 1.2 turbo, o Juke mostra-se disposto a segurar o seu lugar no mercado. Note-se que, na versão 4x2, a Nissan conseguiu aumentar o espaço para arrumação em 40%.

Opel Adam, novo fôlego
Uma das principais novidades da Opel não é tanto um carro, mas um motor: o novo 1.0 Turbo ECOTEC de três cilindros, com injecção directa a gasolina, nas versões 90cv e 115cv. Esta nova motorização promete dar um novo fôlego ao Adam que surge na versão Rocks e que associa uma presença musculada e simultaneamente cosmopolita. Para o mais potente dos Adam há que esperar pelo S, com o motor 1.4 Turbo, 150cv e suspensão desportiva. No interior, a desportividade continua a dar cartas com bancos tipo baquet forrados a pele.

Renault Twingo, nova geração
O Twingo chega à sua terceira geração e reclama os efeitos da associação da casa francesa à Mercedes: o novo Twingo, previsto para o início de 2015, tem o motor localizado na traseira. A nova arquitectura, além de ter efeitos benéficos no raio de viragem, veio dar mais espaço interior ao pequeno veículo. Assim, embora tenha encolhido 100mm, o habitáculo cresceu 130mm. A nível de motorizações, estão anunciados dois tricilíndricos: um de 999cc e 70cv; outro de 898cc e 90cv.

Skoda VisionC em 2015?
Entre o Octavia e o Superb há um fosso. Isso é pelo menos o que a Skoda acredita e a razão pela qual revelou em Genebra um possível coupé de quatro portas que deverá chegar às linhas de produção em 2015. A base será a mesma plataforma MQB do Octavia, mas as linhas serão mais desportivas. Certo, afirma a marca checa, é que haverá espaço “suficiente para quatro adultos e respectiva bagagem”. Sob o capot, o VisionC valer-se-á do mesmo bloco do Audi A3 G-Tron: um 1.4 TSI de 110 cv. Destaque para o facto de este veículo já cumprir com a norma Euro 6.

Volkswagen Golf híbrido
É um Golf e com 204cv de potência poderia até ser um GTI. Mas este Golf é híbrido, unindo um motor 1.4 turbo a combustão a um propulsor eléctrico. Por isso, a denominação correcta é GTE. Números que fazem com que seja um carro a ter em conta: acelera dos 0 aos 100km/h em 7,6s, atinge os 222km/h e tem uma autonomia de quase mil quilómetros (939 km, afiança a marca). Em modo exclusivamente eléctrico percorre até 50km. Outra novidade com o selo Volkswagen, ainda sem data para a produção, é o T-Roc, um SUV para posicionar entre o Taigune (a lançar em 2016) e o Tiguan. Com três modos de condução (Street, Off-Road e Snow), surge com apenas duas portas e possibilidade de remover parte do tejadilho. A equipar o SUV, um bloco 2.0 turbodiesel, de 184cv, acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de sete relações (a DSG).

--%>