Fugas - Motores

Suzuki regressa ao mercado português

Por João Palma

Depois de um hiato de dois anos, a Suzuki volta a estar presente em Portugal, desta vez directamente e não através de um importador. Um utilitário, o Swift, e um crossover, o SX4 S-Cross, são os pontas-de-lança desta nova investida.

Com 2,9 milhões de veículos produzidos em 2013, a Suzuki é um fabricante com relevância mundial. Em Portugal, porém, com a cessação das actividades do anterior importador, a marca quase desapareceu do mercado durante dois anos (em 2013, foram vendidos apenas 76 veículos). Agora é a própria Suzuki que assume as rédeas da comercialização dos seus carros, pretendendo reocupar o espaço que já foi seu. Para abrir, já no início de Abril, apresenta o Swift, um utilitário, e o SX4 S-Cross, umcrossover.

O SX4 S-Cross é um veículo novo, lançado recentemente noutros mercados, não sendo uma evolução do SX4, que pretende competir, em preço, motorizações e equipamento oferecidos com referências do segmento, nomeadamente o Nissan Qashqai. Com propulsores 1.6 a gasolina e a gasóleo (este novo), ambos com 120cv, pode ter tracção dianteira ou integral. No caso da versão a gasolina, vem com caixa manual de cinco velocidades ou, em alternativa, uma caixa automática de variação contínua (CVT), que custa entre 1600€ e 1900€. A caixa CVT acarreta uma redução das performances, mas também dos consumos e emissões. Para o diesel, há uma única caixa manual de seis relações. Para ambos os motores, os consumos e emissões anunciados são reduzidos.

Estão disponíveis quatro níveis de equipamento, GL (apenas para as versões 4x2), GLE, GLX e GLX-EL. Mesmo no nível de entrada, GL, o SX4 S-Cross já vem razoavelmente equipado, nomeadamente com regulador/limitador de velocidade (cruise control), rádio/CD+MP3+USB, ar condicionado, sensor de pressão dos pneus, etc. No entanto, por mais 2500€, é de considerar a opção pelo nível GLX, que adiciona, entre muitas outras coisas, faróis de xénon, sistema de navegação, câmara de visão traseira com sensores de estacionamento, climatizador, sensores de luz e de chuva, chave inteligente ou auxílio ao arranque em subidas.

Tal como os modelos da concorrência, o SX4 S-Cross, apesar da designação, está mais vocacionado para o asfalto, em especial nas versões 4x2, que serão as mais vendidas. Mede 4300mm de comprimento, 1765mm de largura e 1575 mm de altura, tem capacidade para cinco ocupantes e uma mala com 430 litros. Em testes de segurança efectuados em 2013 pelo Euro NCAP, este veículo obteve o máximo de 5 estrelas, com 92% na protecção dos ocupantes, 80% nas crianças, 72% nos peões e 81% nos dispositivos auxiliares de segurança - um bom resultado.

Já o Suzuki Swift, que se vai comercializar em Portugal a partir de Abril, é a versão renovada do modelo de 2010. Com 3850mm de comprimento, 1695mm de largura e 1510mm de altura, tem um habitáculo espaçoso, mas a mala, com 211 litros, não é uma referência no segmento. Está disponível com dois motores económicos: um 1.2 a gasolina com 94cv e um 1.3 DDIS com 75cv (de origem Fiat). Na versão a gasolina pode ter três ou cinco portas. O primeiro tem uma lotação de quatro lugares, enquanto o segundo comporta cinco ocupantes. O Swift diesel só tem a carroçaria de cinco portas e cinco lugares.

Ambos os motores que equipam o Swift estão acoplados a uma caixa manual de cinco velocidades, mas a variante a gasolina pode ter uma caixa automática de quatro relações, que lhe encarece o preço e penaliza performances, consumos e emissões. O Swift a gasolina pode ter três níveis de equipamento, GA, GL, GLX; o diesel apenas é oferecido no nível GL. O nível GA é bastante espartano, mas por mais cerca de 800€, o GL já tem um equipamento razoável. Onde este utilitário se destaca é no capítulo da segurança. Em testes efectuados em 2010 pelo Euro NCAP, obteve o máximo de 5 estrelas, com 94% na protecção dos ocupantes, 82% nas crianças, 62% nos peões e 71% nos dispositivos auxiliares de segurança.

Existe ainda uma variante de características desportivas, o Swift Sport, com motor 1.6 a gasolina com 136cv, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades, que pode ter 3 portas e 4 lugares ou 5 portas e 5 lugares. O Swift Sport tem equipamento específico.

Em finais de 2014, a Suzuki irá lançar um terceiro modelo, o Celerio, um citadino que vem ocupar o lugar do antigo Alto. O Suzuki Celerio, que foi revelado este mês no Salão de Genebra, mede 3600mm de comprimento, 1600mm de largura e 1540mm de altura, tem 5portas, 4 lugares e uma mala, com 254 litros, maior que a do Swift. Terá dois motores 1.0 tricilíndricos, ambos com 68cv, com um deles a anunciar médias muito baixas de consumos e emissões: 3,6 l/100km e 85 g/km de CO2.

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