Os olhos não vêem tudo
A versão Sport, topo de gama, é a mais cara do Twingo. Por isso, sendo este veículo um citadino por excelência justificava-se a inclusão de sensores de estacionamento traseiro no equipamento de série. O carro é pequeno, facílimo de manobrar e arruma-se muito bem em pequenos espaços, mas é sabido que, em especial nas manobras de marcha-atrás, podem ocorrer pequenos toques em obstáculos que não se vêem. A única hipótese é a aquisição do pack Techno, que por 1000€, inclui o R-Link, sistema multimédia e de navegação com ecrã táctil, e sensores de estacionamento traseiro com câmara de marcha-atrás.
Ficha Técnica
Mecânica
Cilindrada: 898cc
Potência: 90cv às 5500 rpm
Binário: 135 Nm às 2500 rpm
Cilindros: 3
Válvulas: 12
Alimentação: Gasolina, com sistema de injecção multiponto turbo
Tracção: Traseira
Caixa: Manual de 5 velocidades
Suspensão: à frente, tipo McPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora; atrás, eixo rígido de Dion, molas helicoidais.
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 8,6 metros entre passeios, 9,09 entre paredes
Travões: Discos ventilados 258mm à frente; tambores atrás
Dimensões
Comprimento: 3595mm
Largura: 1646mm
Altura: 1554mm
Distância entre eixos: 2492mm
Peso: 943kg
Pneus: 185/50 R16 à frente, 205/45 R16 atrás (kit de reparação de pneus)
Capac. depósito: 35 litros
Capac. mala: 188 litros (980 litros com os bancos traseiros rebatidos)
Prestações
Veloc. máx.: 165 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,8s
Cons. misto: 4,3 litros/100 km
Emissões CO2: 99g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço:14.450€ (Viatura ensaiada, 14.810€) * Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim, com auxílio à travagem de emergência
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Não
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio arranque em subida: Sim
Aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem: Sim
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim, à frente (atrás, manuais com abertura a compasso)
Vidros escurecidos: Sim, atrás e óculo traseiro
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Acesso de mãos livres e arranque por botão: Não
Direcção assistida: Sim, com assistência variável
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Volante regulável: Sim, em altura
Volante multifunções: Sim
Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático (opção, pack Clim Auto, 360€)
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim, do condutor
Bancos traseiros rebatíveis: Sim, individualmente
Estofos e bancos em pele e tecido: Sim
Reg./limitador de veloc.: Sim
Travão de estac. eléctrico: Não
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 16’’
Alarme: Não
Navegação por GPS: Sim, através de um smartphone com o sistema R&GO ou por opção incluída no pack Techno, 1000€, através da função R-Link do ecrã táctil