Em suma, em vez de um anjinho, porque não optar por um diabinho como presente de Natal? É que, assim como há anjos maus, também há bons diabos e este Seat Ibiza Cupra, com a tecnologia e o conhecimento do grupo Volkswagen, tem uma boa relação nível de equipamento/preço. Um desportivo compacto que alia as qualidades de um confortável utilitário com desempenhos que o tornam muito divertido de conduzir.
Aliás, na apresentação internacional, os jornalistas presentes tiveram oportunidade de o conduzir por um troço de estrada sinuoso de 6,5 km fechado ao trânsito, onde puderam ceder às tentações deste pequeno “mafarrico” e apreciar a facilidade de condução e a estabilidade em curva, sem risco de incorrerem na “fúria do Senhor”, isto é, da polícia de trânsito.
FICHA TÉCNICA*
Motor: 1798cc, 4 cil., 16 válv.
Potência: 192cv às 4300-6200 rpm
Binário: 320 Nm às 1450 rpm
Transmissão: 235 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 6,7s
Consumo médio: 6,0 l/100km
Combustível: Gasolina
Emissões de CO2: 139 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 22.961€
*Dados do construtor
Mercedes-AMG A45 4Matic
Menino mal comportado
A versão superdesportiva do classe A foi a que teve alterações mais profundas na recente renovação do compacto da Mercedes-Benz. Na sua apresentação em Setembro, em Dresden, Alemanha, conduzimos, em estrada e em circuito, dois AMG A 45 4Matic, um branco e outro vermelho, com o pacote opcional AMG Dynamic Plus. Este, aos quatro modos de condução “normal” (assim, entre aspas, que este carro é tudo menos normal) do Dynamic Drive de série, acrescenta um quinto, Race, para uso em pista.
Mesmo sem o pacote AMG Dynamic Plus (2700€), que se justifica se se quiser participar nos track days (quando as pistas se abrem a particulares que querem testar os seus dotes de condução), os modos Comfort, Sport, Sport+ e Individual (afinação do carro ao gosto do condutor) do Dynamic Drive (uma novidade) permitem uma abordagem que varia conforme a disposição ou a ocasião, desde uma ida às compras ou uma viagem mais ou menos repousada com a família até uma condução mais exigente em sinuosas estradas de montanha, graças, entre muitas outras coisas, à tracção integral 4Matic.
Os felizes condutores alemães ainda têm uma opção adicional: andar prego a fundo nos troços das auto-estradas alemãs onde não há limite de velocidade. Tivemos a oportunidade e o privilégio de o poder fazer e verificámos que, se não fosse o corte do motor a 250 km/h, o carro dava bem mais e que se atinge os 200 km/h num piscar de olhos. E o que é mais importante: sempre com uma enorme sensação de segurança e de equilíbrio do carro.
Agora pudemos experimentá-lo nas estradas portuguesas. E se em percursos sinuosos de montanha, nos modos Sport ou Sport +, este pequeno e potente superdesportivo mostra o que vale, sentimos alguma frustração ao conduzi-lo em auto-estrada: é que, mesmo só com o pé a acariciar o acelerador, num ápice se chega aos 150 km/h, a velocidade de cruzeiro desta máquina preparada pela AMG, a divisão desportiva da Mercedes-Benz. E então só há duas opções: ou se tira completamente o pé ou se tiram da carteira os euros correspondentes à multa por excesso de velocidade. Parafraseando o filme dos irmãos Coen: “Este país não é para carros desportivos”…