Com estes lamentos, justifica-se a pergunta: “Então vale a pena adquirir um veículo com estas características?” Sim, três vezes sim! Desde que haja dinheiro, é uma boa prenda de Natal para quem se tiver comportado bem durante o ano (e também para os mal comportados): é divertidíssimo de conduzir e a rede viária portuguesa não se resume a auto-estradas, há muito mais opções para fazer algumas brincadeiras.
O Mercedes-AMG A 45 4Matic só tem dois contras: o preço (60.200€, não incluindo os quase obrigatórios extras) e os consumos, que nunca baixam dos dois dígitos. Apesar do cuidado que tivemos para não rechear os cofres do Estado, fizemos uma média de 10,5 l/100 km (embora com alguma condução em montanha). A verdade é que quem tem dinheiro e vontade para adquirir um carro destes também não estará muito preocupado com os gastos em combustível.
O carro que agora conduzimos tinha um discreto tom cinzento. Aliás, numa ocasião, no lusco-fusco, ao accionar o comando à distância para destrancar o carro, estranhámos não haver reacção e só depois reparámos que o carro estava estacionado um pouco mais adiante — o automóvel para que apontámos inicialmente era outro, um A180 novo exactamente com a mesma cor. Claro que numa visão mais atenta se evidenciam os pormenores diferenciadores, como as grandes pinças vermelhas dos travões de disco ou os dois escapes inseridos no difusor traseiro.
Sob o visual discreto que lhe é conferido pela pintura cinzenta (em vermelho ou em branco dá mais nas vistas…), esconde-se o desportivo compacto mais potente à venda no mercado português: 381cv e 475 Nm de binário máximo, que possibilitam uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 4,2s. O bloco de 1991cc é o mesmo da versão de 2013, mas foi modificado e, mantendo consumos e emissões, aumentou o desempenho (que já era estonteante) graças a mais 21cv de potência e 25 Nm de binário. A suspensão também foi melhorada. Se se pisar o acelerador com suavidade, o carro responde de acordo; uma pressão mais firme e as costas colam ao banco instantaneamente. De qualquer modo, não é daqueles desportivos que são só para pilotos — uma pessoa normal descobre potencialidades inesperadas graças à tracção integral, ao equilíbrio do chassis e aos auxílios à condução ao seu dispor.
Há carros que, como certas pessoas, tentam parecer mais do que aquilo que são. Este AMG A45 4Matic, em particular com pintura em cinzento, é como aqueles muito ricos que evitam ostentar a sua riqueza.
FICHA TÉCNICA*
Motor: 1991cc, 4 cil., 16 válv.
Potência: 381cv às 6000 rpm
Binário: 475 Nm às 2250-5000 rpm
Transmissão: Automática desportiva com 7 relações
Tracção: Integral
Veloc. máxima: 250 km/h**
Aceleração 0 a 100 km/h: 4,2s
Consumo médio: 6,9 l/100km
Combustível: Gasolina
Emissões de CO2: 162 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 60.200€ (veículo ensaiado, 68.050€)**
*Dados do construtor
**Velocidade limitada electronicamente