Fugas - Motores

  • Seat Ibiza Cupra
    Seat Ibiza Cupra
  • Mercedes-AMG A45 4Matic
    Mercedes-AMG A45 4Matic

Por João Palma

Os adultos também gostam de receber presentes de Natal. Por isso, sugerimos duas prendas que combinam o lado lúdico com funcionalidade: o Seat Ibiza Cupra ou, para bolsas mais recheadas, o Mercedes-AMG A 45 4Matic. Ambos potentes desportivos, divertidos de conduzir, mas que, podendo transportar cinco pessoas e tendo uma bagageira razoável, são brinquedos úteis e não apenas meros objectos de exibição.

Seat Ibiza Cupra
Mais confortável, mais potente e com caixa manual

O renovado Seat Ibiza, cujas vendas se iniciaram no final deste Verão, vai dispor em Janeiro de 2016 de uma versão desportiva, Cupra, que apresenta algumas modificações importantes face ao actual Ibiza Cupra: o motor 1.4 a gasolina de 180cv é substituído por um propulsor 1.8 a gasolina de 192cv; tem um só turbocompressor em vez de turbocompressor e compressor volumétrico e a caixa DSG de dupla embraiagem e sete relações passa a ser manual de seis velocidades. O preço-base baixa para 22.961€.

Com este preço, o desportivo compacto com três portas e cinco lugares é uma referência entre veículos de dimensões e potências similares: mesmo o seu “irmão”, Volkswagen Polo GTI, que partilha chassis e mecânica com o Ibiza Cupra e, na versão com caixa manual (continua a dispor da caixa DSG), tem performances, consumos e emissões semelhantes, custa mais.

Os responsáveis da Seat, embora reconhecendo os pontos em comum entre Ibiza Cupra e Polo GTI, fazem questão de frisar que há diferenças na afinação entre os dois veículos. Um dos pontos é o Perfil de Condução Cupra com nova suspensão hidráulica e dois modos de condução, Comfort (mais suave que a do Cupra anterior, para uma condução mais repousada e confortável) e Sport (mais dura que a conhecida, quando se exige mais do carro). Em ambos os casos, o bloqueio electrónico do diferencial XDS confere ao Seat Ibiza Cupra equilíbrio e agilidade, em especial em trajectos sinuosos.

O motor do Ibiza Cupra (o mesmo do Polo GTI), apesar de maior que o anterior, é muito leve (133,4kg) e mais refinado tecnologicamente, tendo potência superior, melhores performances e redução nos consumos e emissões. Mas, mais que os 12cv de aumento de potência, a maior diferença está no binário máximo — em vez dos anteriores 250 Nm, é agora de 320 Nm, disponíveis logo às 1450 rpm e até às 4200 rpm. Isso significa que a potência do motor está disponível praticamente desde o arranque.

A outra mudança em relação ao antecessor, a substituição da eficiente caixa automática DSG de dupla embraiagem e sete relações por uma caixa manual de seis velocidades, parece ser uma regressão, mas os responsáveis da Seat argumentam que a caixa manual proporciona uma condução mais desportiva. O mesmo é válido para o travão de mão manual em vez de um travão electrónico que não permite certas “brincadeiras”.

No exterior, o Seat Ibiza Cupra de 2016 não apresenta muitas diferenças face à versão de 2013. Realcem-se, no entanto, as novas jantes específicas de 17’’, o sistema AFS (Active Front Lighting - Iluminação Dianteira Activa) com faróis bixénon, faróis de nevoeiro com iluminação em curva, bem como as luzes de dia e farolins traseiros em LED. De série é também o tecto de abrir eléctrico.

No interior, as diferenças são mais marcantes, em linha com as outras versões da gama Ibiza, há melhoria de qualidade e da introdução de novos equipamentos e tecnologia, nomeadamente em termos de conectividade, com o sistema MirrorLink, que permite transpor para o ecrã táctil do sistema de infoentretenimento as funções e aplicativos de um smartphone emparelhado (incluindo sistema de navegação), através da aplicação Seat ConnectApp ou o novo programa de conectividade Full Link, que também incorpora as funções dos sistemas operativos Android e iOS. O equipamento de série, bastante completo, inclui ainda sensores de luz, de chuva e de estacionamento traseiro, cruise control, climatizador, alarme, detector de fadiga, controlo de pressão dos pneus, auxílio ao arranque em subida, vidros traseiros escurecidos e, claro, o toque desportivo Cupra, nos bancos, pedais em alumínio e diversas inserções específicas, etc. Sublinhe-se a honestidade de incluir no equipamento uma roda sobresselente.

--%>