Fugas - Motores

  • Miguel Madeira
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Garra leonina a destroçar corações

Para começar, a plataforma foi rebaixada em 11mm face aos modelos da restante gama, tendo recebido rodas exclusivas de 19’’, com os discos dianteiros, mordidos por uma sólida pinça vermelha de quatro pistões, à vista. À frente sobressai o robusto pára-choques, uma grelha exclusiva com faróis Full LED e dois deflectores que contribuem para a percepção de um modelo colado ao asfalto. Na traseira, o visual é marcado pelo extractor negro lacado que integra duas generosas ponteiras de escape.

Também o habitáculo transpira desportividade: ambiente escuro, costuras vermelhas a ornamentarem o painel de bordo, soleira da porta com assinatura Peugeot Sport e GTi, marcada pelo alumínio. Este material volta a dar cartas nos pedais, no repouso para o pé esquerdo e no punho da alavanca de mudanças. No 308 GTi disponível em Portugal, os bancos são tipo bacquet, revestidos a couro e alcântara. Com um excelente apoio lateral, importante sobretudo para quem segue aos comandos, os bancos distinguem-se pelo nível de conforto garantido e o volante adoptado volta a ser o compacto de 351 x 329.

A versão ensaiada inclui ainda o Driver SPORT Pack com o qual se pode alterar o comportamento do carro ao optar por carregar no botão Sport junto à manete das mudanças. Assim que accionado, o painel de instrumentação altera-se, passando a exibir informações precisas sobre pressão de sobrealimentação, potência e binário usados em cada momento. O modo mais desportivo consegue ainda ser percepcionado pelo mais agressivo ronco do motor e na sensibilidade revelada pelo pedal do acelerador.

Resumindo, o 308 GTi não deixa de ser um utilitário nem um carro familiar. No entanto, é capaz de se transformar numa pequena fera quando assim lhe é pedido. Claro que tudo tem o seu custo, e esta versatilidade não sai barata: o carro vende-se desde 40.500 euros.

PORMENORES

Direcção precisa

Imagine-se num salão de jogos, com um pequenino volante nas mãos, a dirigir numa virtual pista de F1. É mais ou menos esta a sensação que o volante especialmente concebido para o 308 GTi consegue proporcionar: parece mesmo um volante de brincar e é exactamente isso que apetece fazer. De tal maneira que quase perguntamos se vendem volante sem carro. Mas uma coisa não seria igual sem a outra. Para mais, além de ser extremamente manuseável, o volante está ligado a uma direcção que se destaca pela sua precisão e pelo facto de ser muito directa.

Seguro e dinâmico

Com precisamente os mesmos critérios de segurança do compacto familiar, que conquistou as cinco estrelas do organismo independente Euro NCAP, o 308 GTi apresenta-se com mais uns extras que servem para aumentar a confiança de quem segue aos comandos. É o caso do diferencial de deslizamento limitado Torsen que, acoplado à caixa de velocidades, uma bem escalonada manual de seis relações, favorece a dinâmica da viatura em curva: ao passar o binário para a roda com maior aderência, não permite que o carro fuja da linha de trajectória assumida.

Fera discreta

Não é assim tão incomum dar de caras com carros que parecem ser muito mais desportivos do que são, com os elementos estéticos a gritarem aos sete ventos uma potência que nem sempre se encontra sob o capot. O caso do 308 GTi é precisamente o oposto. É verdade que vários elementos, quer no seu visual exterior (como é o caso do logo GTi com lugar de honras no capot) quer no interior, testemunham a sua potência. Mas, no meio da confusão do trânsito, este 308 consegue passar despercebido. Caso para dizer que o carro não é o que parece, mas para mais.

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