Fugas - Motores

Kia apresenta Sportage mais dinâmico e refinado

Por Carla B. Ribeiro

À quarta geração, visual revisto, interior mais refinado e com uma condução que pretende ser mais ágil e confortável. Tudo par conquistar o segmento SUV.

Quando, em 1993, a coreana Kia lançou a primeira geração do Sportage, o mercado estava longe de antever o sucesso que os SUV (sport utility vehicle) viriam a ter. Mas, mais de duas décadas depois, a procura por este género de veículos é a que parece com mais propensão de crescimento. E a Kia mantém-se na corrida, agora com a quarta geração do Sportage, que se apresenta mais dinâmica e refinada, apontando para um cliente cada vez mais exigente.

Com um novo design, criado pela equipa da marca em Frankfurt e tendo por objectivo agradar ao cliente europeu, o Sportage revela linhas que pretendem evidenciar dinamismo e desportividade, ao mesmo tempo que almejam uma maior aerodinâmica. Não à toa, este é o Sportage que apresenta o melhor coeficiente de resistência ao ar, de 0,33 Cd.

Visualmente, o típico “nariz de tigre” que forma a grelha frontal está posicionado mais abaixo, tendo-se separado das ópticas. Na traseira, destaque para o spoiler alongado e para a posição rebaixada dos farolins que se ligam a toda a largura do veículo, o que faz com que o veículo pareça ainda maior do que é. No entanto, não se trata apenas de uma ilusão: o Sportage está de facto maior nesta geração, com um comprimento de 4480mm (mais 40mm) e 2670mm de distância entre eixos (mais 30mm), o que se traduz num habitáculo mais espaçoso e numa capacidade de bagagem superior ao veículo que substitui (503 litros; 1492, com os bancos rebaixados). O espaço para os passageiros também foi melhorado, com a marca a baixar o piso e a subir a posição da linha de cintura, tornando a posição de viagem mais confortável. Acrescente-se ainda a inclusão de bancos traseiros com costas reclináveis.

Para o condutor, além do investimento num banco muito fácil de regular, o que é meio caminho para uma boa posição de condução, é de valorizar o trabalho no sentido de melhorar a visibilidade, com o reposicionamento do pilar A, que separa o vidro frontal das portas dianteiras. Mas o que mais se evidencia é o salto qualitativo quer na construção quer nos acabamentos do interior do carro, sem esquecer a escolha de materiais, sobretudo nos níveis de equipamento superiores. O tablier também foi repensado e agora divide-se em duas zonas: a superior, onde se podem encontrar todas as informações relativas a todos os aspectos do veículo, com destaque para a inclusão de um ecrã táctil de 7’’, e a inferior, que se destina a controlar todas as funções do mesmo: rádio, telefone, navegação, climatização, etc.

O Sportage, que chega em Abril, apresenta-se com quatro motorizações. A gasolina, é proposto o bloco 1.6 GDi de injecção directa com 132cv e o mesmo quatro cilindros, com turbocompressor, o 1.6 T-GDi, a debitar 177cv e com um binário máximo de 265 Nm. A gasóleo, há duas soluções: o eficiente 1.7 CRDi de 115 cv, com um consumo médio anunciado de 4,6 l/100km; e o mais potente e revisto 2.0 CRDi, com 136cv e um torque de 373 Nm (consumo médio oficial de 4,9 l/100km). Todos as motorizações são 4x2 e acopladas a uma caixa manual de seis velocidades.

--%>