Um salão automóvel é como uma passagem de modelos. E se Milão é a capital da moda têxtil, Genebra é uma espécie de terra de ninguém dos automóveis, onde todas as marcas se esforçam por estar presentes com as últimas novidades. Num ano em que se antevê uma forte retoma das vendas na Europa, que sofreram um forte revés depois de 2008, é visível a preocupação com a economia aliada às performances. Mas há algo ainda mais evidente: a profusão dos superdesportivos e dos modelos de luxo que exibem o que de melhor se faz na indústria europeia a nível mecânico e tecnológico.
Bom exemplo disso é o sucessor do Veyron. O Bugatti Chiron, alimentado por um W16, de 8.0 litros e quatro turbos, debita nada mais nada menos que 1500cv — a título de exemplo, o carro com que Lewis Hamilton se sagrou campeão de F1 na última temporada, um Mercedes F1 W06 Hybrid, debita entre 750 e 850cv. Claro que o Chiron não pesa os magríssimos 700 quilos do carro de competição. Ainda assim, com cerca de duas toneladas, o modelo da casa francesa acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,0s, atingindo uma velocidade máxima de cerca de 470 km/h — mais do que o suficiente para levantar voo.
A par da França, a Suécia apresenta um dos modelos mais potentes em exibição. O Koenigsegg Regera, depois de ter brilhado há um ano no mesmo salão com uma versão concept e após milhares de alterações e afinações, chega pronto a ser produzido para comercialização. São os mesmos 1500cv do Chiron, mas com menos 500 quilos que o rival francês e um impressionante torque de 2000 Nm. O resultado é uma aceleração dos 0 aos 300 km/h em 10,9s.
Mas há outros carros a disputar o brilho do Chiron ou do Regera, como é o caso de três italianos. Um é o Lamborghini Centenario, o carro que serve para assinalar os cem anos sobre o nascimento de Ferruccio Lamborghini. Produzido em edição limitada, é alimentado por um V12 de 6.5 litros e chega com tracção integral. De potência são anunciados 770cv, os suficientes para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8s. Mais impressionante ainda é o tempo que demora a atingir os 300 km/h: menos de 25 segundos.
Outro carro que promete surpreender é a renovação do FF que dá origem ao Ferrari GTC4Lusso: V12 de 6.2 litros que debita uns impressionantes 690cv às 8000rpm e um binário máximo de 695 Nm. A aceleração aos 100 km/h consegue-se em 3,4 segundos, sendo a velocidade máxima de 334 km/h.
Ainda de Itália, chega o Pagani Huayra BC, com motor V12 de 800cv, a garantir um binário máximo de 1100 Nm! A gerir o motor, uma transmissão automática de dupla embraiagem e sete velocidades desenvolvida pela Xtrac, que faz as transmissões do WRC.
Britânicos dão cartas
Em alta promete estar o stand da Aston Martin, que surge com um modelo completamente novo. O Aston Martin DB11 inspira-se no design do DB10, que fez sucesso no mundo inteiro ao ser protagonista de Spectre, o último filme de James Bond. Mas, embora partilhe alguns traços, traz muitas novidades, a começar por uma nova e mais leve plataforma. O motor é um novo V12 de 5.2 litros biturbo, com cerca de 600cv, ao qual deverá juntar-se em breve um V8 de origem AMG. Para o ano, é aguardado o descapotável.
Outra marca britânica a dar nas vistas é a Jaguar, com o novel e radical Jaguar F-Type SVR. Com várias alterações que permitiram reduzir o peso, aumentar a potência e melhorar a aerodinâmica, o carro terá uma versão coupé e outra roadster. A dar-lhe vida, um V8 de 5.0 litros sobrealimentado e capacidade para desenvolver uma potência equivalente a 575cv e um torque de 700 Nm. O SVR chega aos 100 km/h em 3,5s, atingindo os 320 km/h no caso do coupé (o descapotável fica-se por uns “tímidos” 313 km/h).
Já no caso da Bentley, é apresentada a versão mais potente do Flying Spur V8 S. O modelo, distinguido no nome por um S e no visual por uma grelha preta e um difusor Beluga, esconde um V8 de 4.0 litros biturbo, sendo capaz de desenvolver 528cv e um torque máximo de 680 Nm. Dos 0 aos 100 km/h, demora 4,9s, atingindo uma velocidade máxima de 306 km/h.
Para a McLaren a aposta não vai tanto para a potência, mas para a comodidade. E isso quer dizer que o novo McLaren 570GT é fraquinho? Nem por isso. O motor é o conhecido 3.8 V8 biturbo da marca, debitando uns expressivos 570cv que permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,4s e uma velocidade máxima de 328 km/h. Mas, paralelamente, a marca decidiu reforçar o luxo e o conforto, apresentando o 570GT como um carro apto para o dia-a-dia. Além de parecer mais espaçoso e de a visibilidade ter sido um ponto-chave nas várias intervenções, traz acabamentos em pele, bancos eléctricos, sensores de estacionamento. E, não menos importante, chega mais silencioso.
Alemanha no contra-ataque
Se há carro que é sinónimo de luxo é o Série 7 da BMW. E, em Genebra, pretende-se provar que o luxo pode andar de mãos dadas com a potência, com dois exemplos. O primeiro é o Alpina BMW B7 xDrive. Sem que o conforto tenha sido sequer beliscado, o Alpina B7 surge de um feliz casamento entre a BMW e a Alpina, apresentando ambições desportivas. Com um V8 biturbo de 4.4 litros acoplado a uma transmissão automática de oito relações com o sistema Alpina Switch Tronic, feito em parceria com a gigante ZF, apresenta uma potência de 608cv e um binário máximo de 800 Nm. Dos 0 aos 100 km/h acelera em 3,6s, sendo a velocidade máxima de 311 km/h. O outro exemplo chega directamente das linhas de produção da BMW, com o M760Li xDrive que incorpora pacote aerodinâmico com pára-choques mais agressivos na dianteira e spoiler traseiro, escape desportivo e rodas exclusivas de 20’’ com pneus Michelin Pilot Super Sport. Sob o capot, um V12 biturbo de 6.6 litros preparado pela divisão M Performance. O resultado: 608cv e torque de 800 Nm.
De Estugarda, chegam dois modelos a estrear: Mercedes AMG C43 Coupe e Mercedes Classe C Cabrio. O primeiro promete ser uma alternativa mais económica ao C63 AMG, sendo equipado com um V6 3.0 biturbo de 367cv, acoplado a uma transmissão de nove velocidades. O Classe C Cabrio também promete atrair olhares, sobretudo quando se trata do primeiro descapotável da gama. O tecto é em tecido e os blocos propostos serão os mesmos da restante família. Ideal para quem apenas pode sonhar com o Classe S Cabriolet.
Da mesma cidade alemã há novidades com a Porsche. A celebrar os 20 anos do emblemático Boxter, acelera com o Porsche 718 Boxster, em que se destaca a disposição em linha de quatro cilindros para o 2.0 litros (300cv e 380 Nm). Mas, apesar desta nova linha de orientação da marca, a privilegiar os consumos, não se pense que a filosofia mudou. Prova disso é a revelação do 911 R, um carro que a marca afirma ser exclusivamente para puristas. Com o mesmo motor do GT3, um seis cilindros boxer atmosférico, produz mais de 500cv, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 3,8s e atingindo os 324 km/h.
Os SUV estão na moda
Generalistas, premium, de luxo. Actualmente não há marca automóvel que queira ficar de fora do grande filão que se tem revelado o segmento dos SUV.
É o caso da Audi, que tem como destaque na Suíça dois SUV: o Q2, que passa a ser o menor veículo da gama Q da marca, tendo por base a plataforma MQB (a do VW Polo) e motores similares aos do A1; e o RS Q3 Performance, que se destaca do Q3 normal pelo potente motor 2.5 turbo de cinco cilindros em linha com 367cv, que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,4s e atingir os 270 km/h.
Também a seguir a filosofia do “quando não os podes combater, junta-te a eles” está a Maserati ao apresentar em estreia o Levante.
O primeiro SUV da marca italiana de luxo pode ser adquirido com um motor V6 3.0 a gasolina de 350cv e 430cv ou um diesel V6 3.0 de 250cv, 275cv e 340cv. Estão ainda previstas versões com motor V8 e, em 2017, um híbrido plug-in.
Neste patamar, referência ainda ao BMW X4 M40i, a versão mais potente da gama X4, com motor 3.0 a gasolina com 360cv, e ao Range Rover Evoque Cabrio, a variante descapotável (capota de lona) deste SUV da Land Rover
Num degrau abaixo, a Seat apresenta o Ateca, construído sobre a mesma plataforma modular MQB do Audi Q2, mas com preço mais acessível (cerca de 24.000€ a versão 1.0 TSI a gasolina de 115cv). Com motorizações a gasolina e gasóleo até 190cv, a mais popular deverá ser a 1.6 TDI diesel com 115cv.
Já Kia apresenta o Niro, um SUV híbrido gasolina/eléctrico com potência conjunta de 141cv, 3,7 l/100km de consumo e 89 g/km de emissões. Um concorrente directo é o Toyota C-HR, um SUV híbrido, construído sobre a mesma plataforma e com o mesmo sistema de propulsão do Prius.
Relevante para Portugal é o SUV Concept da Volkswagen, que dará origem a um SUV compacto, o mais pequeno e acessível da gama da marca e que será produzido na AutoEuropa. Por sua vez, a Skoda, a marca checa do grupo Volkswagen, apresenta o Vision S, um protótipo que antecipa o seu futuro SUV híbrido plug-in.
O novo Compass da Jeep, um SUV do segmento C construído sobra a plataforma do Renegade, vem substituir o anterior Compass e o Patriot. A Opel exibe o Mokka X, uma versão renovada do seu pequeno SUV, que, penalizado pela sua silhueta, continuará a ser Classe 2 nas portagens lusas.
Sorte distinta terá decerto a renovação do 2008, o SUV compacto da Peugeot, a ser lançado no Verão em Portugal e que estreia a plataforma EMP2, para além da inclusão de mais equipamento e um novo nível – GT Line.
A Ford exibe o renovado Kuga, com alterações no visual, novos equipamentos e um novo motor diesel 1.5 TDCi de 120cv, mais económico e menos poluente que o actual 2.0 TDCi com os mesmos 120 CV.
VÊM AÍ
DS3 e DS3
Cabrio Versões reestilizadas dos modelos da marca de luxo do grupo francês PSA. Em destaque um trio de novidades: a nova transmissão automática EAT6, produzida pela Aisin, um bloco de 3 cilindros e 130cv e o propulsor 1.6THP (este apenas para o DS3 Performance).
Ford Fiesta ST
Trata-se da versão mais potente de sempre do utilitário compacto. Com 200cv e um binário máximo de 290 Nm, acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos. A produção arranca em Junho.
Honda Civic
A próxima geração do Civic Hatchback, apresentada em estreia global, deverá chegar ao mercado apenas em 2017. Mas este protótipo já deixa antever o que guarda a 10.ª geração do modelo, de design renovado e dinâmico. Será equipado com 3 motores: 1.0 e 1.5 litros i-VTEC a gasolina e 1.6 litros i-DTEC diesel.
Kia Optima Sportswagon
Mostra-se agora em Genebra e chega no fim do ano. A aventura da Kia nas carrinhas do segmento D dá pelo nome de Optima Sportswagon e baseia-se no concept do Sportspace, apresentado no ano passado. Espaço e versatilidade serão os seus pontos fortes.
Renaul Scénic
Em estreia mundial, uma versão totalmente repensada do monovolume Scénic, em que se destaca a carroçaria bicolor e as rodas de 20’’. A 4.ª geração irá incluir uma motorização diesel/ eléctrica, a Energy dCi 110cv Hybrid Assist. Ainda no stand da Renault, destaque para a carrinha do novo Mégane.
Volkswagen up!
Novo visual, conectividade reforçada e design de iluminação interior optimizado. Além disso, estreia um novo motor TSI de 90cv, cujo desempenho, adianta a marca, é similar ao primeiro Golf GTI, mas com consumos de 4,4 l/100km.
A Fugas visitou o 86.º Salão de Genebra a convite da Toyota