Fugas - Motores

  • Denis Balibouse/Reuters
  • A Bugatti apresenta o Chiron: 1500cv e uma capacidade para atingir  mais de 450 km/h
    A Bugatti apresenta o Chiron: 1500cv e uma capacidade para atingir mais de 450 km/h Denis Balibouse/Reuters
  • Com cerca de duas toneladas, o modelo da casa francesa acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,0s
    Com cerca de duas toneladas, o modelo da casa francesa acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,0s Denis Balibouse/Reuters
  • O interior do Chiron exibe luxo até ao mais ínfimo detalhe
    O interior do Chiron exibe luxo até ao mais ínfimo detalhe Denis Balibouse/Reuters
  • Sob a capa do motor, um motor de 8.0 litros e 16 cilindros em W, apoiado por quatro turbos
    Sob a capa do motor, um motor de 8.0 litros e 16 cilindros em W, apoiado por quatro turbos Denis Balibouse/Reuters
  • O Centenario serve para assinalar os cem anos sobre o nascimento de Ferruccio Lamborghini
    O Centenario serve para assinalar os cem anos sobre o nascimento de Ferruccio Lamborghini Denis Balibouse/Reuters
  • Com 770cv, acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,8s
    Com 770cv, acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,8s Denis Balibouse/Reuters
  • O carro será produzido em edição limitada
    O carro será produzido em edição limitada Denis Balibouse/Reuters
  • O Centenario está equipado com um V12 de 6.5 litros
    O Centenario está equipado com um V12 de 6.5 litros Denis Balibouse/Reuters
  • A renovação do FF que dá origem ao Ferrari GTC4Lusso
    A renovação do FF que dá origem ao Ferrari GTC4Lusso Denis Balibouse/Reuters
  • No interior, tudo é direccionado para o condutor
    No interior, tudo é direccionado para o condutor Denis Balibouse/Reuters
  • O GTC4Lusso debita uns impressionantes 690cv às 8000rpm e um binário máximo de 695 Nm
    O GTC4Lusso debita uns impressionantes 690cv às 8000rpm e um binário máximo de 695 Nm Denis Balibouse/Reuters
  • A aceleração aos 100 km/h consegue-se em 3,4 segundos, sendo a velocidade máxima de 334 km/h
    A aceleração aos 100 km/h consegue-se em 3,4 segundos, sendo a velocidade máxima de 334 km/h Denis Balibouse/Reuters
  • Mercedes Classe C Cabrio, o primeiro descapotável da gama
    Mercedes Classe C Cabrio, o primeiro descapotável da gama Denis Balibouse/Reuters
  • O BMW M760Li xDrive chega com um V12 biturbo de 6.6 litros preparado pela divisão M Performance
    O BMW M760Li xDrive chega com um V12 biturbo de 6.6 litros preparado pela divisão M Performance Denis Balibouse/Reuters
  • O M760Li xDrive incorpora um pacote aerodinâmico com pára-choques mais agressivos na dianteira
    O M760Li xDrive incorpora um pacote aerodinâmico com pára-choques mais agressivos na dianteira Denis Balibouse/Reuters
  • O sucessor do protagonista de
    O sucessor do protagonista de "Spectre", o último filme de James Bond, dá pelo nome de Aston Martin DB11 Denis Balibouse/Reuters
  • O carro traz muitas novidades, a começar por uma nova e mais leve plataforma
    O carro traz muitas novidades, a começar por uma nova e mais leve plataforma Denis Balibouse/Reuters
  • O motor é um novo V12 de 5.2 litros biturbo
    O motor é um novo V12 de 5.2 litros biturbo Denis Balibouse/Reuters
  • O carro traz também uma nova assinatura luminosa
    O carro traz também uma nova assinatura luminosa Denis Balibouse/Reuters

Salão de Genebra: O renascer da confiança acelera a fundo na Suíça

Por Carla B. Ribeiro, João Palma (em Genebra)

A indústria automóvel é uma espécie de barómetro da economia. Por isso, à medida que o mercado se mostra mais animado, o sector revela-se confiante para avançar com novos e arrojados modelos. A passerelle por estes dias é Genebra.

Um salão automóvel é como uma passagem de modelos. E se Milão é a capital da moda têxtil, Genebra é uma espécie de terra de ninguém dos automóveis, onde todas as marcas se esforçam por estar presentes com as últimas novidades. Num ano em que se antevê uma forte retoma das vendas na Europa, que sofreram um forte revés depois de 2008, é visível a preocupação com a economia aliada às performances. Mas há algo ainda mais evidente: a profusão dos superdesportivos e dos modelos de luxo que exibem o que de melhor se faz na indústria europeia a nível mecânico e tecnológico.

Bom exemplo disso é o sucessor do Veyron. O Bugatti Chiron, alimentado por um W16, de 8.0 litros e quatro turbos, debita nada mais nada menos que 1500cv — a título de exemplo, o carro com que Lewis Hamilton se sagrou campeão de F1 na última temporada, um Mercedes F1 W06 Hybrid, debita entre 750 e 850cv. Claro que o Chiron não pesa os magríssimos 700 quilos do carro de competição. Ainda assim, com cerca de duas toneladas, o modelo da casa francesa acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,0s, atingindo uma velocidade máxima de cerca de 470 km/h — mais do que o suficiente para levantar voo.

A par da França, a Suécia apresenta um dos modelos mais potentes em exibição. O Koenigsegg Regera, depois de ter brilhado há um ano no mesmo salão com uma versão concept e após milhares de alterações e afinações, chega pronto a ser produzido para comercialização. São os mesmos 1500cv do Chiron, mas com menos 500 quilos que o rival francês e um impressionante torque de 2000 Nm. O resultado é uma aceleração dos 0 aos 300 km/h em 10,9s.

Mas há outros carros a disputar o brilho do Chiron ou do Regera, como é o caso de três italianos. Um é o Lamborghini Centenario, o carro que serve para assinalar os cem anos sobre o nascimento de Ferruccio Lamborghini. Produzido em edição limitada, é alimentado por um V12 de 6.5 litros e chega com tracção integral. De potência são anunciados 770cv, os suficientes para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8s. Mais impressionante ainda é o tempo que demora a atingir os 300 km/h: menos de 25 segundos.

Outro carro que promete surpreender é a renovação do FF que dá origem ao Ferrari GTC4Lusso: V12 de 6.2 litros que debita uns impressionantes 690cv às 8000rpm e um binário máximo de 695 Nm. A aceleração aos 100 km/h consegue-se em 3,4 segundos, sendo a velocidade máxima de 334 km/h.

Ainda de Itália, chega o Pagani Huayra BC, com motor V12 de 800cv, a garantir um binário máximo de 1100 Nm! A gerir o motor, uma transmissão automática de dupla embraiagem e sete velocidades desenvolvida pela Xtrac, que faz as transmissões do WRC.

Britânicos dão cartas

Em alta promete estar o stand da Aston Martin, que surge com um modelo completamente novo. O Aston Martin DB11 inspira-se no design do DB10, que fez sucesso no mundo inteiro ao ser protagonista de Spectre, o último filme de James Bond. Mas, embora partilhe alguns traços, traz muitas novidades, a começar por uma nova e mais leve plataforma. O motor é um novo V12 de 5.2 litros biturbo, com cerca de 600cv, ao qual deverá juntar-se em breve um V8 de origem AMG. Para o ano, é aguardado o descapotável.

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