Um salão automóvel é como uma passagem de modelos. E se Milão é a capital da moda têxtil, Genebra é uma espécie de terra de ninguém dos automóveis, onde todas as marcas se esforçam por estar presentes com as últimas novidades. Num ano em que se antevê uma forte retoma das vendas na Europa, que sofreram um forte revés depois de 2008, é visível a preocupação com a economia aliada às performances. Mas há algo ainda mais evidente: a profusão dos superdesportivos e dos modelos de luxo que exibem o que de melhor se faz na indústria europeia a nível mecânico e tecnológico.
Bom exemplo disso é o sucessor do Veyron. O Bugatti Chiron, alimentado por um W16, de 8.0 litros e quatro turbos, debita nada mais nada menos que 1500cv — a título de exemplo, o carro com que Lewis Hamilton se sagrou campeão de F1 na última temporada, um Mercedes F1 W06 Hybrid, debita entre 750 e 850cv. Claro que o Chiron não pesa os magríssimos 700 quilos do carro de competição. Ainda assim, com cerca de duas toneladas, o modelo da casa francesa acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,0s, atingindo uma velocidade máxima de cerca de 470 km/h — mais do que o suficiente para levantar voo.
A par da França, a Suécia apresenta um dos modelos mais potentes em exibição. O Koenigsegg Regera, depois de ter brilhado há um ano no mesmo salão com uma versão concept e após milhares de alterações e afinações, chega pronto a ser produzido para comercialização. São os mesmos 1500cv do Chiron, mas com menos 500 quilos que o rival francês e um impressionante torque de 2000 Nm. O resultado é uma aceleração dos 0 aos 300 km/h em 10,9s.
Mas há outros carros a disputar o brilho do Chiron ou do Regera, como é o caso de três italianos. Um é o Lamborghini Centenario, o carro que serve para assinalar os cem anos sobre o nascimento de Ferruccio Lamborghini. Produzido em edição limitada, é alimentado por um V12 de 6.5 litros e chega com tracção integral. De potência são anunciados 770cv, os suficientes para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8s. Mais impressionante ainda é o tempo que demora a atingir os 300 km/h: menos de 25 segundos.
Outro carro que promete surpreender é a renovação do FF que dá origem ao Ferrari GTC4Lusso: V12 de 6.2 litros que debita uns impressionantes 690cv às 8000rpm e um binário máximo de 695 Nm. A aceleração aos 100 km/h consegue-se em 3,4 segundos, sendo a velocidade máxima de 334 km/h.
Ainda de Itália, chega o Pagani Huayra BC, com motor V12 de 800cv, a garantir um binário máximo de 1100 Nm! A gerir o motor, uma transmissão automática de dupla embraiagem e sete velocidades desenvolvida pela Xtrac, que faz as transmissões do WRC.
Britânicos dão cartas
Em alta promete estar o stand da Aston Martin, que surge com um modelo completamente novo. O Aston Martin DB11 inspira-se no design do DB10, que fez sucesso no mundo inteiro ao ser protagonista de Spectre, o último filme de James Bond. Mas, embora partilhe alguns traços, traz muitas novidades, a começar por uma nova e mais leve plataforma. O motor é um novo V12 de 5.2 litros biturbo, com cerca de 600cv, ao qual deverá juntar-se em breve um V8 de origem AMG. Para o ano, é aguardado o descapotável.