Fugas - Motores

Nova geração revela-se cada vez mais SUV

Por Carla B. Ribeiro

Com uma carreira de sete anos, o 3008 prepara-se para a sua segunda geração, assumindo-se sem margem para dúvidas como um SUV (sport utility vehicle) do segmento C. A revelação foi feita em Paris no fim de Maio e o carro chega aos mercados no Outono.

Trata-se do “veículo mais evoluído” da marca do leão. A afirmação é da casa francesa, que revelou, no dia 23 de Maio, à imprensa a nova face do 3008. Nesta segunda geração com muito menos de monovolume crossover e a assumir uma faceta mais “suviana”, o Peugeot 3008 surge maior, mais leve e, assegura a marca gaulesa, melhor que o seu predecessor.

Assente na plataforma modular EMP-2, estreada pela Citröen com o C4 Picasso, o 3008 apresenta-se com uma frente verticalizada e com a mesma grelha de lâminas verticais estreada recentemente com o 2008, que pontifica um capot longo e horizontal. A cintura é elevada e além das grandes rodas e de uma maior altura ao solo, o carro exibe características para que não tema caminhos tortuosos do off-road, com amplas protecções na parte inferior do pára-choques, nas cavas das rodas ou na base das portas. Na traseira voltam-se a encontrar outros elementos trazidos pelo 2008: farolins em LED a formarem três garras.

Pelo interior, destaca-se a nobreza dos materiais usados (couro, detalhes em cromado acetinado, em carbono ou têxteis de inspiração Home Design), os detalhes premium (caso do sistema Hi-Fi Premium FOCAL), assim como um ambiente high-tech, muito à conta da integração do i-Cockpit. O painel de instrumentos, habitualmente com os típicos mostradores analógicos, passou a ser um ecrã digital de 12,3’’, configurável e personalizável, a partir de cinco modos de apresentação que pode incluir informações de navegação, ajudas à condução, parâmetros do motor, computador de bordo, dados dinâmicos, etc.

Já no centro do tablier, destaca-se um ecrã táctil de 8’’ que permite gerir as funções de navegação, ar-condicionado, entretenimento e telefone, sendo possível a ligação a aparelhos movéis através de MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto. E sob o ecrã surgem seis botões em piano — denominados toggle swiches — que permitem acesso directo às principais funções daquele.

Entre os seus vários atributos, destaca-se ainda por ser o primeiro veículo Peugeot a integrar o i-Cockpit Amplify, que junta à tecnologia proposta um amplificador de sentidos:  da visão, jogando com a intensidade da iluminação interior e a cor dos ecrãs; da audição, com os parâmetros do ambiente musical; do tacto, com as massagens multiponto integradas nos assentos; e do olfacto, com um difusor de fragrâncias.

Em matéria de prazer de condução, a Peugeot garante que as qualidades dinâmicas do 3008 não foram beliscadas, tendo até sido melhoradas, pela adopção da plataforma EMP2. Além disso, destaca a marca, as ligações ao solo foram adaptadas a cada motorização. Entre estas haverá escolhas para todos os gostos. Os gasolina dividem-se entre os propulsores 1.2 PureTech de 130cv e 1.6 THP de 165cv. A gasóleo, o divertimento será servido com o 1.6 BlueHDi de 100cv ou de 120cv ou com o 2.0 BlueHDi de 150 ou 180cv. Haverá ainda possibilidade de escolher entre uma transmissão manual de seis velocidades e a recente EAT6, produzida pela Aisin.

Já a capacidade para arriscar o todo-o-terreno está assente no facto de o carro poder ser servido pelo sistema Advanced Grip Control, que optimiza o controlo de tracção para cinco modos de aderência distintos (Normal, Neve, Lama, Areia, ESP OFF) e que beneficia da ajuda de pneumáticos específicos para lama e neve de 18’’ e de uma nova função de ajuda às descidas.

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