Além do Hill Assist Descent Control, o Peugeot 3008 chegará com a possibilidade de ser equipado por vários sistemas de ajudas à condução. Casos da travagem automática de emergência (Active Safety Brake), do alerta de risco de colisão (Distance Alert), do sistema de detecção de fadiga, do assistente automático de máximos ou do cruise control adaptativo com a função de travagem. Para a condução urbana, o 3008 incorpora assistência a manobras, tais com o Visio Park (visão 360 °) ou a última geração do Park Assist.
e-Kick, uma resposta à mobilidade urbana
Uma trotineta desdobrável com um motor eléctrico que pode ser carregado pelo próprio carro. Este é um dos extras possíveis de adquirir com o 3008 e que pretende constituir uma resposta ao desafio da mobilidade urbana. A e-Kick, desenvolvida pela Peugeot em parceria com a Micro, pesa 8,5kg e permite percorrer até 12km a velocidades que podem atingir os 25 km/h. O engenho dispõe de travão de pé que serve para controlar a velocidade e ao mesmo tempo regenerar a energia da bateria de iões de lítio, localizada no pisador.