Esta nova iniciativa, após três eleições de maravilhas lusas — gerais, naturais ou edificadas pelo mundo — tem Santarém como sede e já está a receber candidaturas no site oficial. As receitas/pratos serão organizados pelas dez regiões do país e divididas em sete categorias: entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces.
Posteriormente, um painel de 70 especialistas seleccionará 70 pré-finalistas; destas, 21 personalidades escolherão 21 pratos que serão divulgados a 7 de Maio e servidos à votação do público. A representatividade geográfica está garantida: a lista incluirá “no mínimo um finalista de cada uma das dez regiões”. Em Setembro, uma gala (transmitida pela RTP, parceira do projecto) apresentará as sete vencedoras.
Na cerimónia de apresentação, que decorreu na segunda-feira em Santarém, estiveram presentes representantes de diversas instituições e organismos, incluindo o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e o ministro da Agricultura, António Serrano, que, refere a Lusa, aproveitou para “fazer campanha” pelo seu prato favorito: o cozido à portuguesa.
#Quais são as suas maravilhas da gastronomia portuguesa? Diga de sua justiça no http://www.facebook.com/topic.php?uid=204028627295&topic=21695