Fugas - notícias

Taylor's e Quinta Vale D. Maria em alta na "família" Parker

Por Pedro Garcias

A Taylor's continua a liderar o ranking de pontuações Robert Parker, de acordo com a Fine Wine Power 100, a tabela que classifica as 100 mais poderosas marcas de vinho do mundo e que é publicada anualmente, desde 2006, pela revista britânica The Drinks Business. A tabela é elaborada com base em cinco critérios: o volume de negócios gerado, a pontuação média atribuída por Robert Parker aos últimos vinhos lançados no mercado, o preço médio, a performance do preço registada durante um ano e a produção ponderada. A pontuação média atribuída por Parker é o critério mais valorizado. Com uma pontuação média de 98 pontos, a Taylor's é, pelo terceiro ano consecutivo, a marca melhor pontuada, seguida do Château Lafi te-Rothschild.

Goste-se ou não, o americano Robert Parker, editor da revista Wine Advocate, continua a ser o mais influente crítico da actualidade. Mas é preciso relativizar as suas pontuações.

Desde logo porque os vinhos são avaliados por pessoas distintas.

Parker tem provadores para várias regiões e vinhos do mundo (a "família" Parker) e os gostos deles e os critérios de pontuação que utilizam variam consideravelmente.

O provador para os vinhos de mesa portugueses é Mark Squires, que nunca atribuiu mais do que 96 pontos a um branco ou a um tinto de Portugal. E só o fez por uma vez. Na última prova genérica que Mark Squires realizou, publicada no final de 2010, o vinho mais bem pontuado foi o duriense CV 2008, da Quinta Vale D. Maria, com 95 pontos, logo seguido do Pintas 2008 (Douro), com 94 pontos. Os tintos Conde Foz de Arouce Vinhos Vinhas Velhas de Santa Maria 2007, Quinta Vale D.Maria 2008, Batuta 2008, Redoma 2008, Quinta das Marias Touriga Nacional Reserva 2008, Quinta Do Monte d'Oiro Syrah 24 de 2007,Quinta do Vale Meão Tinto 2008 e Quinta do Vallado Reserva 2008 e o branco Redoma Reserva 2009 obtiveram 93 pontos.

Squires é considerado um forreta a dar notas, ao contrário do provador para Espanha, Jay Miller, que já classificou 26 vinhos espanhóis com 96 ou mais pontos.

Jay Miller é igualmente o provador de vinho do Porto e as empresas do sector também não se podem queixar da sua generosidade.

--%>