Fugas - notícias

Enóloga Filipa Pato eleita "Newcomer of the Year"

Por Pedro Garcias

A enóloga Filipa Pato foi eleita a "Newcomer of the Year" pela revista Der Feinschmecker, a mais prestigiada publicação alemã na área gourmet.

Eram seis as enólogas seleccionadas, oriundas de vários países, de todas, a portuguesa foi a que mais impressionou o júri, "pela excelência e pelo carácter inovador dos seus vinhos", de acordo com a nota emitida pela delegação da AICEP na Alemanha.

A revista alemã distingue anualmente representantes internacionais do mundo dos vinhos com "Wine Awards" em diferentes categorias. "Newcomer of the Year" é uma delas e pretende premiar os "recém-chegados" ao sector que mais se distinguiram na sua área.

Natural da Bairrada, Filipa Pato tem 35 anos e há 10 que faz vinhos, seguindo as pisadas do pai, Luís Pato. É, para todos os efeitos, uma "recém-chegada", apesar de já contar com vários vinhos no seu portfólio. Depois de se ter estreado com o projecto "Ensaios", Filipa lançou em seguida o Espumante 3 b e os vinhos Lokal Sílex e Calcário. Mais recentemente, criou com o marido, o sommelier belga William Wouters, a empresa Vinhos Doidos, através da qual produz dois brancos, o Bossa e o Nossa, que têm sido um sucesso no Brasil.

A gala da entrega de prémios decorreu recentemente no castelo Schloss Bensberg, perto da cidade de Colónia, e contou com a presença de 700 personalidades da vida pública alemã. "Foi com grande emoção que conheci várias personalidades que muito admiro do mundo do vinho: Catena Zapata, Mariano Garcia, Alvaro Palácios, Gaia Gayaa, etc", disse à FUGAS Filipa Pato, confessando a sua alegria pelo prémio.

-> Perfil de Filipa Pato por Pedro Garcias [26-02-2011]

________

10 Enólogas: As mulheres estão a tomar conta das adegas

--%>