Os clientes dos hotéis de cinco estrelas não são fãs de cartões de pontos. Mas a Global Hotel Alliance (GHA) acredita que os cartões ajudam a fidelizar clientes. Por isso uniu 12 cadeias hoteleiras, que incluem 300 hotéis de luxo no mundo, e criou um programa que oferece aos seus associados experiências personalizadas ao invés da tradicional acumulação de pontos.
Descolar do relvado central do Palácio de Seteais num helicóptero transparente, tendo a sorte de apanhar o céu limpo e uma luz pouco habitual em Sintra, é uma das experiências possíveis em Portugal. Um ou dois minutos é o tempo que se demora do céu a atravessar a romântica vila. Depois de sobrevoar o histórico Palácio da Pena, o verde da serra mistura-se com o azul do mar e parece que se consegue tocar num dos surfistas que aguardam uma onda na Praia Grande. Mas nada é tão marcante nesta viagem como a subida que se segue pelos penhascos que ladeiam o Cabo da Roca: o característico vento desta região intensifica-se e a subida do helicóptero pode provocar alguma sensação menos agradável para os mais impressionáveis ou de emoção para os mais aventureiros.
Em Portugal estes experiências estão acessíveis apenas para os hóspedes dos hotéis Tivoli e também incluem, por exemplo, uma viagem de side-car pelos monumentos e locais históricos de Lisboa ou uma refeição preparada por um dos top chefes nacionais. Para o CEO da Tivoli Hotels & Resorts, Alexandre Solleiro, o GHA Discovery permite alcançar uma comunidade global de viajantes internacionais, "ao mesmo tempo que permite mimar os nossos próprios clientes proporcionando-lhes acesso exclusivo a incríveis experiências locais, que serão com certeza algo para contar no regresso a casa".
Inspirada no modelo de aliança das companhias aéreas, as experiências da GHA variam consoante os locais e basta passar uma noite num dos hotéis aderentes para começar a usufruir das vantagens deste programa. Por exemplo, de uma viagem ao pôr-do-sol pela reserva natural da Namíbia, uma das experiências incluídas no primeiro dos três cartões do programa, o Gold (até 9 noites), Depois é sempre a subir: quanto mais noites usar mais atractivos e exclusivos os benefícios e as experiências podem ser. Os associados do cartão Platinum (10 a 29 noites) podem participar num jogo de rugby na Nova Zelândia e quem alcançar o nível de associado Black (30 ou mais noites) pode usufruir de cruzeiros privados, num antigo iate Presidencial ao longo do rio Potomac em Washington ou criar o seu próprio toque de telemóvel nos estúdios da Microsoft em Seattle.
"Acredito que as experiências locais autênticas são os verdadeiros pilares de um gratificante programa de fidelização hoteleiro, afirma Chris Hartley, CEO da Global Hotel Alliance. "A experiência do hóspede vai enriquecendo com aventuras que não são fáceis de alcançar pelo público, que está cansado de produtos standarizados e ávido por exclusividade."
Diariamente aderem ao cartão GHA cerca de 2 mil pessoas. E, desde 2008, altura em que se iniciou o programa, já foram emitidos mais de milhão e meio de cartões. Em menos de um ano a Tivoli Hotels & Resort já distribuiu 22 mil cartões. Neste momento a GHA é formada pelas cadeias de hotéis Anantara, Doyle Collection, First, Kempinski, Leela, Mirvac, Marco Polo, Omni Hotels, Pan Pacific, Parkroyal, Shaza e Tivoli Hotels & Resorts, que englobam quase 300 hotéis de qualidade superior e de luxo com mais de 65.000 quartos espalhados por 48 países diferentes
As reservas podem ser feitas em qualquer dos hotéis participantes ou através do site gha.com.