20 museus oferecem livros, publicações ou CDs de música clássica
Vinte museus e palácios nacionais oferecem hoje um livro, uma publicação ou um CD de música clássica aos seus visitantes, além de entradas grátis e diversas actividades. A acção abrange, na região de Lisboa e Vale do Tejo, a casa-museu Anastácio Gonçalves, os museus de Arte Popular, de Arte Contemporânea, da Música, de Arqueologia, de Arte Antiga, do Azulejo, dos Coches, de Etnologia, do Traje e do Teatro, bem como os palácios da Ajuda, de Mafra, de Queluz e de Sintra. Na região Norte, há entradas grátis, livros e CDs no Museu Nacional Soares dos Reis (no Porto) e nos museus Biscaínhos e D. Diogo de Sousa (em Braga), no Paço dos Duques e no Museu Alberto Sampaio (em Guimarães). E ainda a sul, no Museu de Évora.
Descontos até 90% nas lojas dos Museus
Entre 14 e 31 de Maio há descontos que podem ir até aos 90% em diversas publicações, em todas as lojas dos museus e palácios nacionais sob a tutela do IMC e na Loja do Palácio Foz.
Palácio da Ajuda: restaurada sala D. João VI é apresentada hoje
O restauro da Sala D. João VI do Palácio Nacional da Ajuda, antiga sala de baile, é hoje apresentado ao público através de uma visita guiada levada a cabo pela directora do Palácio, Isabel Silveira Godinho, e conta com a presença da ministra da Cultura Gabriela Canavilhas. A sala foi restaurada durante o ano passado, no âmbito do programa "Uma sala um Mecenas" e destinou-se à recuperação da pintura mural que forrou a seda das paredes, feita por ordem da Rainha Maria Pia, por se encontrar muito degrada.
Três museus portugueses nomeados para Prémio do Museu Europeu do Ano 2011
O Museu do Douro (em Peso da Régua), a Casa das Histórias Paula Rego (em Cascais) e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (de Coimbra) estão entre os 34 nomeados para o Prémio do Museu Europeu do Ano 2011, organizado pelo European Museum Forum (EMF). A organização, que funciona sob os auspícios do Conselho da Europa, vai anunciar o prémio e as menções honrosas no sábado, na Alemanha. Criado em 1970, o EMF tem como objectivo promover a qualidade das instituições museológicas e todos os anos atribui um galardão para distinguir a excelência nesta área, nomeadamente os esforços realizados pelos museus para atrair visitantes através de programas nas áreas da interpretação, responsabilidade social, comunicação e marketing. O vencedor irá acolher a cerimónia no próximo ano e até lá poderá exibir durante um ano a emblemática escultura "The Egg", criada pelo artista britânico Henry Moore.
[Por lapso anunciámos que o Museu da Imagem em Movimento teria sessões de light painting às 18h30 e 21h30. O horário correcto é às 22h00. Notícia actualizada dia 18, às 12h05]