Fugas - notícias

Wine Emotions animou o centro de Vila Real

Por José Augusto Moreira

Foi em ambiente festivo e com um invulgar espírito de comunhão que as ruas do centro histórico de Vila Real se encheram para celebrar o vinho, saborear e conhecer novos néctares.

Pelo menos durante dois dias, a cidade assumiu-se como capital do Douro, naquilo que a região tem de mais rico e singular: a produção vitivinícola. Em plena rua, na zona pedonal da cidade, os transeuntes puderam contactar directamente com alguns dos mais conhecidos e carismáticos produtores de vinhos do Douro, provando as novidades, comentando e trocando ideias com enólogos e outros criadores devinhos.

No total, mais de 150 marcas de tintos, brancos, rosés, espumantes, deram o mote para um animado convívio entre produtores e consumidores, com os tradicionais comerciantes daquelas ruas no papel de interessados e diligentes anfitriões.

Um espírito de comunhão que permitiu que famílias inteiras se unissem neste périplo improvável, já que enquanto um escolhia os sapatos na montra ou entrava na loja para os experimentar, outro saboreava e comentava a novidade dos tintos de rótulos como Alves de Sousa, Olho no Pé, Rozés, ou da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.

Provas de produtos gourmet, de azeites, ou harmonizações com ervas aromáticas, de tudo aconteceu um pouco durante dois dias nocentro de Vila Real.

Uma loja de roupa interior foi o palco para o lançamento do novo espumante bruto Cabeça de Burro, das Caves do Rodo; a conhecida Pastelaria Gomes acolheu uma prova de azeites; no Café Guanabara Luís Soares Duarte lançou os vinhos Pragmático Tinto 2009 e Zoom Tinto 2008; e as novidades gourmet da Quinta Nova foram apresentadas numa loja de óptica.

Para um público mais restrito houve também provas específicas, como aquela que juntou alguns especialistas no belo átrio da câmara municipal para analisar alguns Porto vintage emblemáticos dos agitados anos setenta do século passado. "Pérolas escondidas, segredos bem guardados", como lhes chamou o crítico Fernando Melo, que orientou a prova na companhia da enóloga e jornalista de vinhos espanhola Cristina Alcalá e do compatriota Bruno Murciano, que trabalha em Londres e ostenta o título de melhor somellier de Espanha.

Douro Emoções/Wine Emotions, assim se chama a iniciativa que vem desde o ano passado e promete criar tendência em Vila Real. Para o ano há mais.

--%>