Fugas - notícias

Vila Joya

Vila Joya

Vila Joya foi o único nomeado português a conquistar um "óscar" do turismo europeu

Por Luís J. Santos

Depois de em 2010 ter conquistado três World Travel Awards europeus, incluindo um para Lisboa como melhor escapada, Portugal tem este ano direito a apenas um "óscar" do turismo, graças ao Vila Joya, que voltou a receber o prémio para melhor boutique resort. Os vencedores foram revelados esta noite numa gala na Turquia.

Para a ronda europeia dos World Travel Awards, Portugal somava 31 nomeações, destacando-se Lisboa com cinco: melhor destino de city breaks (que ganhou em 2010), de cruzeiros, porto de cruzeiros, aeroporto e melhor destino europeu. Na hotelaria, como é habitual, dominavam unidades do Algarve e Madeira. A TAP conseguiu duas nomeações, para melhor companhia aérea e classe executiva. Mas apenas o algarvio Vila Joya saiu com prémio da cerimónia decorrida esta noite em Antália, Turquia, tendo sido declarado novamente como o melhor boutique resort da Europa. No ano passado, tinham sido também premiados os resorts Choupana Hills e Praia D'El Rey Marriott.

Entre os grandes vencedores da gala, contam-se empresas do país anfitrião: a Turquia somou duas dezenas de vitórias, entre unidades hoteleiras (incluindo o Cornelia Diamond Golf Resort & Spa, onde se realizou a gala), melhor destino de praia (Oludeniz), cidade europeia para uma escapada (Istambul) e destino de cruzeiros (Izmir), hotel de luxo (Mardan Palace) e organismo oficial de turismo.

Noutros sectores, a Lufthansa foi declarada a melhor companhia aérea e a easyJet a melhor companhia de voos de baixo custo. Entre outros premiados, contam-se Londres (melhor destino), o Aeroporto de Zurique, a linha de cruzeiros NCL, Copenhaga (melhor porto de cruzeiros) ou o parisiense Le Bristol, declarado o melhor hotel.  

Além dos prémios europeus, são também eleitos os melhores de cada país. Por Portugal, houve prémios para o Bairro Alto Hotel, Lisbon Marriott, Pine Cliffs, Praia d'el Rey Marriott, Pestana Palace, Hilton Vilamoura e Hotel Quinta do Lago.

Os World Travel Awards, organizados desde 1993, dividem-se por regiões mundiais (Europa, Médio Oriente, África e Oceano Índico, Ásia e Australásia, Caraíbas e Américas), com as galas de cada divisão a decorrerem ao longo do ano e culminando numa cerimónia final (com os prémios para os melhores do mundo), que este ano está marcada para 29 de Novembro, no Qatar.

Para esta final mundial, há cinco nomeações para Portugal: três para Lisboa (melhor destino, melhores destino e porto de cruzeiros), uma para o Vila Joya (melhor boutique resort) e outra para o Choupana Hills Resort & Spa (melhor boutique resort insular) - em 2010, Portugal recebeu dois "turióscares" mundiais - para TAP e Vila Joya.

A lista completa dos vencedores europeus dos WTA 2011 está disponível em www.worldtravelawards.com

--%>