É o terceiro ano consecutivo da "da maior prova de vinhos do Alentejo em Lisboa", uma "oportunidade única quer para os agentes económicos alentejanos contactarem com os consumidores e perceberem a evolução de gostos e tendências, quer para os apreciadores, que durante dois dias têm a possibilidade de degustar grandes referências alentejanas e novos lançamentos", segundo Dora Simões, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.
No CCB, de 30 de Setembro a 1 de Outubro, com "dezenas de produtores e mais de 300 vinhos" alentejanos, há provas temáticas, sujeitas a inscrição e orientadas por especialistas e críticos de vinho como Aníbal Coutinho, Rui Falcão ou o sommelier Manuel Moreira. Além de animação musical (com o grupo Azeitonas, no sábado, às 19h30), haverá ainda petiscos (sábado, a partir das 17h) e conversas sobre o vinho ou passatempos em redor do néctar.
Nas "WINE MASTERCLASSES" e provas comentadas, Rui Falcão guiará os participantes pelos "Grandes vinhos do Alentejo (6.ª, 18h) ou pela "Alicante Bouschet, a casta superstar" (sábado, 16h), Aníbal Coutinho por "Boas opções, qualidade/preço" tanto em brancos alentejanos (6.ª, 19h30) como pelos tintos (sábado, 18h). Os especialistas darão dicas e há ainda passatempo: no final de cada sessão, realiza-se um "quiz" com prémios.
Já Manuel Moreira, promete "Brancos alentejanos que o vão surpreender" (6.ª, 17h30), ensina "Como surpreender os amigos com uma 'wine party' (19h30) e, no sábado, a "Combinar vinhos alentejanos e comida" (16h30), além de conversar sobre os "Rosés: boas surpresas (19h30).
Vinhos do Alentejo em Lisboa
Centro Cultural de Belém
Sexta-feira, dia 30: 16h-21h
Sábado, dia 1: 15h-21h