Os prémios "Best of Wine Tourism" são atribuídos pela Great Wine Capitals Global Network, uma aliança de nove regiões vinícolas, e servem como uma referência no sector, sendo considerados uma espécie de "óscares" do vinho.
O júri entendeu que o armazém de envelhecimento de vinhos desenhado por Siza para a Quinta do Portal "tem um perfil deslumbrante com um toque de arquitectura contemporânea, estando muito bem integrado no cenário do vale do Douro", resume-se em comunicado da quinta. É ainda salientada "a vertente ecológica do edifício", tratando-se de "uma atracção turística a não perder por todos quantos visitam o Douro". Com um investimento de quatro milhões de euros, o armazém foi inaugurado pelo então primeiro-ministro José Sócrates a 6 de Outubro de 2010 e abarca as três áreas de actividade da quinta: a vinha, vinificação e turismo.
Com 80 metros de largura e 375 metros de comprimento, a construção alberga, em quatro pisos, armazéns específicos para vinhos de mesa, moscatéis e vinhos do Porto, uma sala de provas aberta ao público e ainda um auditório. Uma das grandes preocupações do arquitecto foi a integração e harmonização da estrutura na paisagem duriense, recorrendo por isso aos materiais usados no Douro, como o xisto, a pedra com que se fazem os muros de suporte dos socalcos, bem como a cortiça. O edifício possui uma área de implantação de 2.050 metros quadrados e uma área de construção de 4.722 metros quadrados de betão e aço. Segundo o enólogo da Quinta do Portal, Paulo Coutinho, referiu que o armazém permite ter as "condições ideais para um envelhecimento lento e adequado aos moscatéis e todas as categorias de vinho do Porto".
Em Abril, o armazém ganhou também o prémio de Arquitectura do Douro, lançado em 2006 pela Estrutura de Missão do Douro (EMD), e que tem como objetivo estimular as boas práticas de arquitectura na paisagem classificada pela UNESCO em 2001.
Em 2010, a Casa das Pipas, unidade de enoturismo da Quinta do Portal, foi galardoada pelo terceiro ano consecutivo com a Chave Verde, um prémio ambiental internacional na área da hotelaria, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa. Em 2009, a revista Forbes incluiu a quinta na lista dos dez melhores destinos enoturísticos do mundo.
Nos prémios "Best of Wine Tourism" 2012, foram também premiados o Solar de Merufe (práticas sustentáveis de enoturismo), as Caves Offley (experiências inovadoras de enoturismo) e a Casa Semarkinhas (alojamento).