Fugas - notícias

  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido

Armazém da Quinta do Portal desenhado por Siza conquista "óscar" do vinho

Por Público/Lusa

O armazém de envelhecimento de vinho desenhado por Siza Vieira para a Quinta do Portal, em Sabrosa, conquistou o prémio “Best of Wine Tourism”, na categoria Arquitectura e Paisagem. Caves Offley, Casa Semarkinhas e Solar de Merufe foram também premiados com esta distinção considerada um "óscar" do vinho.

Os prémios "Best of Wine Tourism" são atribuídos pela Great Wine Capitals Global Network, uma aliança de nove regiões vinícolas, e servem como uma referência no sector, sendo considerados uma espécie de "óscares" do vinho.

O júri entendeu que o armazém de envelhecimento de vinhos desenhado por Siza para a Quinta do Portal "tem um perfil deslumbrante com um toque de arquitectura contemporânea, estando muito bem integrado no cenário do vale do Douro", resume-se em comunicado da quinta. É ainda salientada "a vertente ecológica do edifício", tratando-se de "uma atracção turística a não perder por todos quantos visitam o Douro". Com um investimento de quatro milhões de euros, o armazém foi inaugurado pelo então primeiro-ministro José Sócrates a 6 de Outubro de 2010 e abarca as três áreas de actividade da quinta: a vinha, vinificação e turismo.

Com 80 metros de largura e 375 metros de comprimento, a construção alberga, em quatro pisos, armazéns específicos para vinhos de mesa, moscatéis e vinhos do Porto, uma sala de provas aberta ao público e ainda um auditório. Uma das grandes preocupações do arquitecto foi a integração e harmonização da estrutura na paisagem duriense, recorrendo por isso aos materiais usados no Douro, como o xisto, a pedra com que se fazem os muros de suporte dos socalcos, bem como a cortiça. O edifício possui uma área de implantação de 2.050 metros quadrados e uma área de construção de 4.722 metros quadrados de betão e aço. Segundo o enólogo da Quinta do Portal, Paulo Coutinho, referiu que o armazém permite ter as "condições ideais para um envelhecimento lento e adequado aos moscatéis e todas as categorias de vinho do Porto".

Em Abril, o armazém ganhou também o prémio de Arquitectura do Douro, lançado em 2006 pela Estrutura de Missão do Douro (EMD), e que tem como objetivo estimular as boas práticas de arquitectura na paisagem classificada pela UNESCO em 2001.

Em 2010, a Casa das Pipas, unidade de enoturismo da Quinta do Portal, foi galardoada pelo terceiro ano consecutivo com a Chave Verde, um prémio ambiental internacional na área da hotelaria, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa. Em 2009, a revista Forbes incluiu a quinta na lista dos dez melhores destinos enoturísticos do mundo.

Nos prémios "Best of Wine Tourism" 2012, foram também premiados o Solar de Merufe (práticas sustentáveis de enoturismo), as Caves Offley (experiências inovadoras de enoturismo) e a Casa Semarkinhas (alojamento).

www.greatwinecapitals.com

--%>