Fugas - notícias

  • Adriano Miranda
  • David Lopes Ramos
    David Lopes Ramos Adriano Miranda

Porto debate enoturismo em fórum internacional e homenageia David Lopes Ramos

Por Fugas

O Palácio da Bolsa, no Porto, acolhe nos dias 9 e 10 de Novembro a 1.ª edição do Oporto Wine Tourism Forum, uma jornada internacional que reunirá personalidades do turismo, vinho, gastronomia e enoturismo e que inclui um almoço de homenagem a David Lopes Ramos, falecido crítico gastronómico do PÚBLICO.

O Oporto Wine Tourism Forum, organizado pela Associação Comercial do Porto, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e da Estrutura de Missão do Douro e produzida pela Essência do Vinho, tem por objectivo debater temáticas no âmbito dos mundos que compõem o enoturismo. O Palácio da Bolsa, no Porto, será o cenário deste fórum nos dias 9 e 10 de Novembro.

Os painéis contarão com participantes nacionais, como José Bento dos Santos, presidente da Academia Internacional de Gastronomia em Portugal, ou Duarte Calvão, consultor gastronómico e director do “Peixe em Lisboa”; e com nomes marcantes da cena internacional como a secretária-geral da Great Wine Capitals Global Network, Catherine Leparmentier, ou o presidente e CEO da Napa Valley Destination Council (EUA), Clay Gregory. Participam ainda críticos e outros profissionais dos vinhos. O objectivo da organização passa por alcançar visibilidade internacional, de forma a atrair “profissionais e agentes económicos destas áreas”.

Entre as questões a debater: "Qual o presente e o futuro da atividade do enoturismo? De que modo o vinho e a gastronomia poderão impulsionar o crescimento e afirmação de cidades e regiões? Quais as novas tendências do mercado nesta área? E que casos de sucesso poderão ser tomados de exemplo?". A entrada no evento é gratuita mas sujeita a inscrição prévia.

Homenagem a David Lopes Ramos
No dia 10, será homenageado David Lopes Ramos, crítico gastronómico do PÚBLICO, falecido em Abril. A refeição será preparada pelos chefs Tsuyoshi Murakami (restaurante Kinoshita, São Paulo), Luís Américo (Mesa, Porto) e Fernando Santos (Solinca). As receitas reverterão a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

www.oportowinetourismforum.com

--%>