Fugas - notícias

Pedro Cunha/Público

Museu do Fado grátis e aberto 36 horas para celebrar declaração de património mundial

Por Mauro Gonçalves

O Museu do Fado vai estar de portas durante 36 horas consecutivas, nos dias 26 e 27 de Novembro, para acompanhar (e celebrar) a esperada declaração do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, cujo veredicto deverá sair no mesmo fim-de-semana. O programa inclui visitas guiadas, concertos e actuações espontâneas de vários fadistas.

Será possível visitar o Museu do Fado, em Alfama, durante dia e noite, no fim-de-semana de 26 e 27 de Novembro. A ocasião é especial: aguarda-se a sagração do fado enquanto Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. "O que pretendemos criar é, acima de tudo, um ambiente de festa e celebração", disse à Fugas a responsável pela comunicação do museu, Rita Matos Oliveira, .

Enquanto mentor da candidatura, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, o Museu do Fado, que existe desde 1998, dinamizará a sua programação entre as 10h de sábado e as 18h de domingo. As manhãs serão ocupadas com visitas guiadas à exposição permanente, a qual inclui diversas peças ligadas ao universo do fado. Nos dois dias de comemoração, entre as 10h e as 13h, haverá participações dos alunos da escola de guitarra portuguesa do museu.

Sábado, às 22h, o auditório principal receberá a actuação do autor e guitarrista Jorge Fernando com a principiante Fábia Rebordão e à meia-noite Ricardo Ribeiro e Carminho também estarão em concerto. O recinto tem apenas 90 lugares, por isso o museu montará ecrãs no átrio principal, no restaurante e na loja para que quem aparecer possa assistir às actuações.

Para além das participações agendadas, figurarão ainda artistas de referência e novos autores e intérpretes para alguns "fados e guitarradas". Nomes como José da Câmara, Maria da Fé, António Zambujo e Maria Armanda vão estar presentes para actuações espontâneas. "Os artistas com mais tempo de carreira têm certamente histórias interessantes para contar", sublinha Rita Matos Oliveira, revelando o ambiente de tertúlia que o museu pretende proporcionar aos visitantes. A entrada, habitualmente de 4€, será gratuita durante estes dias .

A candidatura do fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, apresentada em Janeiro, será submetida a votação no VI Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO, que se reúne de 22 a 29 de Novembro, em Bali, na Indonésia.

No domingo à noite, o programa televisivo Câmara Clara, da RTP2, será transmitido em directo do auditório e contará com Mariza, que tem o seu prémio BBC Rádio3 Word Music Award depositado no museu, e Carlos do Carmo; isto é, os padrinhos da candidatura.

Outro momento de destaque é o lançamento do álbum “Fado – Estranha Forma de Vida”, pela discográfica Farol, e que já está à venda nas lojas por 19,90€. Com 43 temas repartidos por dois CDs, conta com participações de Camané, Carminho, Mariza e Mafalda Arnauth, entre outras, além de fados gravados por Amália Rodrigues e Hermínia Silva, num conjunto de novos talentos, no primeiro CD, e consagrados no segundo.

Candidatura do Fado | Facebook

--%>