No caso de melhor museu, a distinção foi para o Museu do Papel, em Paços de Brandão (Santa Maria da Feira), inaugurado há 10 anos e dedicado a mostrar a produção manual e industrial do papel desde 1708 no concelho e noutras fábricas do país. O museu integra duas antigas fábricas de papel, do início do séc. XIX: antiga Fábrica de Papel de Custódio Pais e antiga Fábrica de Papel dos Azevedos. Possui uma exposição permanente, que inclui peças e maquinaria ou uma roda hidráulica, realiza mostras temporárias temáticas e eventos, tem um serviço educativo (com visitas escolares, actividades e oficinas) e uma loja com produtos artesanais criados e produzidos no museu.
Além do prémio para o museu, foram atribuídas menções honrosas ao Aquário Vasco da Gama, ao Museu da Santa Casa da Misericórdia de Viseu e ao Mimo - Museu da Imagem em Movimento, em Leiria.
Na categoria da Melhor Exposição do ano, foi distinguida Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. Uma menção honrosa coube à exposição sobre o Tarrafal patente no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira. O Museu de São Roque, pela integração do Cofre Relicário de São Francisco Xavier, e o Museu Nacional de Arte Antiga, pela doação do acervo de Castro Pina, foram distinguidos com o Prémio Incorporação.
No Prémio Projecto Internacional, foi distinguida a exposição Património de Origem Portuguesa no Mundo, da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, e houve ainda uma menção honrosa para a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, pela exposição Au fil du temps: um percurso fotobiográfico de Maria Helena Vieira da Silva, realizada no Museu Óscar Niemeyer, em Curitiba, no Brasil.
Para Personalidade do Ano na Área da Museologia, a APOM já tinha anunciado a escolha de Luís Casanovas, 85 anos, especialista em conservação e prevenção nos museus.
Destaque ainda para o prémio Informação Turística/Visitantes, atribuído ao Castelo de S. Jorge, à Promoção do Turismo Cultural no Funchal e à Promoção Turística da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.
Palmarés completo Prémios APOM 2011
Melhor Museu: Museu do Papel, em Santa Maria da Feira
Menções Honrosas: Aquário Vasco da Gama; Museu da Santa Casa da Misericórdia de Viseu; Mimo - Museu da Imagem em Movimento, em Leiria.
Melhor Exposição: "Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana", no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Menção Honrosa:"Tarrafal", realizada no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.
Incorporação: Museu de São Roque - Cofre Relicário S. Francisco Xavier; Museu Nacional de Arte Antiga - Doação Castro Pina.
Projecto Internacional: "Património de Origem Portuguesa do Mundo", Fundação Calouste Gulbenkian.
Menção Honrosa: Fundação Arpads Szenes-Vieira da Silva - "Au fil du temps. Percurso fototipográfico de Maria Helena Vieira da Silva", realizado no Museu Óscar Nieymer, em Curiba, Brasil.
Personalidade na Área da Museologia: Luís Casanovas.
Informação Turística/Visitantes: Castelo S. Jorge (Câmara Municiapl de Lisboa). Promoção do Turismo Cultural no Funchal (Direcção Regional dos Assuntos Culturais da Direcção Regional dos Assuntos Culturais e Promoção Turística). Promoção Turística da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.
Instituição: Federação dos Amigos dos Museus - Fundação Ricardo Espírito Santo.
Melhor Intervenção em Conservação e Restauro: Órgãos da Basílica de Mafra - Palacio Nacional de Mafra; Departamento de Reserva, Conservação e Restauro do Sport Lisboa e Benfica.
Menção Honrosa: Farmácia Estácio, Porto - Museu da Farmácia; Templo de Memórias - Igreja Matriz de Bucelas; Restauro de andor, em forma de navio, séc. XVIII - Igreja do Colégio de Angra de Heroísmo.
Melhor Trabalho de Museografia: Casa da Lavoura e Oficina do Linho, Museu Etnográfico da Várzea, Calde, Viseu.
Menções Honrosas: Reservas visitáveis do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo; Museu da Escrita do Sudoeste, Almodôvar - "A vida e a morte na Idade do Ferro".
Melhor Estudo sobre Museologia: "A Galeria de Exposições temporárias do Mosteiro de Alcobaça -- Reflexões e contributos na Óptica do discurso expositivo", de Joana Maria d`Oliva Monteiro.
Menção Honrosa: "História Viva. A Recriação Histórica como Veiculo de Divulgação do Património Histórico e Artístico Nacional (1986-2009) Conceitos e Práticas", de Raquel da Assunção Alves Coelho.
Melhor Transporte de Património: Museu Nacional de Arte Antiga - Transporte Tapeçarias Pastrana, realizado pela Feiro Expo.
Melhor Aplicação de Gestão e Multimédia: Museu da Cidade - Maqueta 3D do Terramoto de 1755.
Menções Honrosas: Museu Municipal de Arruda dos Vinhos; Museu dos Besteiros - Câmara Municipal de Tondela; Museu de Freixo Espada à Cinta.
Melhor Comunicação Online: Boletim Informativo do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR).
Menção Honrosa: Musing on Culture, de Maria Vlachou.
Melhor Site: Fundação Oriente; Museu do Côa.
Menções Honrosas: Mosteiro de Alcobaça; Museu de Évora.
Melhor Trabalho Jornalístico: Agência Lusa; Time Out; National Geographic.
Melhor Trabalho na Área da Museologia: "Museu para que te Quero", Eliza Marques - Ministério da Educação; "Museu virtual do Ministério da Educação", Paula Telo - Ministério da Educação.
Melhor Serviço de Extensão Cultural: Museu do Café; Museu Nacional do Traje; Museu Arqueológico Municipal José Monteiro.
Menções Honrosas: Museu de Arte Sacra e Etnologia; Centro de Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.
Prémio Mecenato: Nestlé e Cimpor.
Inovação e Criatividade: Projecto das Actividades Comemorativas do Centenário do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco; "Algarve: do Reino à Região" - Rede de Museus do Algarve.
Menções Honrosas: Museu Municipal de Coimbra; Centenário do Edifício Armazéns do Chiado; Museu das Comunicações: "Madragoa História de Viajantes".
Melhor Catálogo: "Carolina Beatriz ngelo" - Museu da Guarda; "Arte Oriental nas colecções do Museu de São Roque" - Museu de São Roque.
Menção Honrosa: "Sala do Veado Vinte Anos" - Museu Nacional de História Natural.