Fugas - notícias

  • DR
  • A Lisboa Autêntica quer mostrar Lisboa por outros prismas
    A Lisboa Autêntica quer mostrar Lisboa por outros prismas DR
  • Há sempre mais um segredo a descobrir na cidade
    Há sempre mais um segredo a descobrir na cidade DR
  • E há sempre mais um recanto. Interligar os passeios com a população local é um dos objectivos da Lisboa Autêntica
    E há sempre mais um recanto. Interligar os passeios com a população local é um dos objectivos da Lisboa Autêntica DR

Conhecer a autêntica Lisboa a passear

Por Carla B. Ribeiro

Lisboa Autêntica é o nome de um novo projecto que desenha e acompanha visitas a pé pela cidade. Isto, recusando assumir-se apenas como uma empresa de visitas guiadas e revelando vontade em criar "momentos de experiência, descoberta e boa disposição" ao envolver os "participantes com a população local".

Nascida em 2011, a Lisboa Autêntica, formada por "elementos especialistas em Cultura e Turismo", quer mostrar-nos a capital através de novos olhares. "Amamos Lisboa e queremos dar-lhe a conhecer e a viver a cidade", resumem. O objectivo é que as visitas guiadas "sejam momentos significativos de aprendizagem, vivência e boa disposição", envolvendo a população local, com um foco especial no património material e imaterial da cidade.

Os passeios são temáticos e vão alternando direcções a cada fim-de-semana: há, por exemplo, a Lisboa Gastronómica, com passagem por alguns locais mais tradicionais, por outros conhecidos de poucos e talvez até com oportunidade de fazer "perguntas ao chef do restaurante com estrela Michelin" (próximo passeio a 3 de Março).

No próximo fim-de-semana, passeia-se pela Lisboa Operária: Pátios e Vilas e Lisboa das Artes e Ofícios; a 18, Lisboa Vínica; a 25 e 31, Lisboa Gastronomia do Mundo; e, a 26, Lisboa Aristocrática: Sétima Colina, durante o qual talvez surja a hipótese de se entrar "em palácios privados do século XVIII".

Os passeios que versam sobre gastronomia e vinhos carecem de reserva prévia e os valores andam à volta dos 20€; para participar nos restantes basta aparecer "no local indicado, à hora estabelecida" e pagar 10€.

A partir deste mês, os passeios conquistam formas mais internacionais, com versões em alemão, inglês, espanhol, francês e italiano, além de ser criada uma volta específica para grupos estrangeiros: Lisboa Essencial.

Lisboa Autêntica

--%>