Fugas - notícias

Pedro Cunha

Uma semana amorosa em Lisboa

Por Fugas

Até dia 19, Lisboa vive o São Valentim com uma série de iniciativas amorosas. O programa "Enamorados por Lisboa" propõe passeios, música ao vivo, encontros "às cegas", exposições, eventos em quiosques, jardins e restaurantes. Tudo sob o signo do amor. E há mais ideias românticas.
Há passeios por Monsanto ou seguindo personalidades marcantes de Lisboa e histórias de amor que marcaram a cidade. Poder-se-á conversar com varinas sobre amores e desamores na Madragoa ou participar em provas de bicicleta onde há que fazer provas de amor. Ao longo destes dias em volta do Dia dos Namorados, há ainda concertos diversos - de música ligeira, fado ou DJ, bailes, encontros às cegas, exposições, descontos, distribuição de flores ou mesmo um workshop de receitas de feitiçaria e de encantamento... O programa "Enamorados por Lisboa" é uma iniciativa da autarquia lisboeta, com diversas parecerias. Para os passeios e outras iniciativas com número limitado de participantes, é aconselhável inscrever-se antes.  

Centro das Artes Culinárias
Este recente centro dedicado à cultura culinária, no Mercado de Santa Clara, acolhe uma série de iniciativas amorosas que interligam a gastronomia e os amantes. Este sábado, abriu a Tenda de Prazeres, com "especiarias, frutas exóticas, chocolates e presentes amorosos". Há apresentações de culinária, comida de fusão entre Portugal e Índia ou aulas de dança para casais. Dia 14, inclui-se teatro (17h, "Amar Lisboa", pelo Grupo de Teatro da Escola Secundária de Gil Vicente) ou pratos do Nepal (15h). Dia 18, "receitas picantes" pelo chefe António Cyrne (Restaurante Paradigma) às 16h; e espectáculo de fado às 18h.  Inscrições e informações: 218853211/218860077.
www.centrodasartesculinarias.com


Músicas

Isto é um Cabaret (Espectáculos relâmpago de cabaret)
Dias 11 e 18, às 17h: Quiosque de Refresco, Largo Camões.
Dias 12 e 19, às 17h: Quiosque de Santa Catarina, Miradouro de Santa Catarina 

Quiosque do Jardim das Amoreiras
Dia 11, 21h30: Noite de Música Ligeira com Tomás Ramos de Deus
Dia 17, 21h30: Fados e Poesia com Gonçalo Moita e Amigos
Dia 18, 2130h: Noite de Serenatas com o Grupo de Serenatas da FMH.
De 11 a 19 de Fevereiro: Mostra de Fotografia com o tema "Enamorados por Lisboa", de Rui Marchante.

Fados no Mercado
(Com fadistas Luís Caeiro e Inês Pereira)
Dia 14, 12h: Mercado de Benfica
Dia 15, 12h: Mercado da Ajuda
Dia 16, 12h: Mercado de Alcântara
Dia 18, 18h: Mercado de Santa Clara
(apoio Povo. Infos no Facebook)

Rua Cor de Rosa (Rua Nova do Carvalho, Cais do Sodré).
Dia 17, às 19h: Aulas de morna e concerto.
Dia 18, às 19h: Dança a par para pés de chumbo, aula de dança para casais. Orientação: Teresa Mendes, Circulo de Dança de Lisboa.
Dia 19 Fev. às 18h: Gonçalo Gonçalves, o cantor romântico abandonado.  

Quiosque Alfacinha de Gema (Parque Bensaúde).
Dia 18, às 15h: Serenata Ensemble, Música no parque: Orquestra de flautas do Conservatório de Lisboa. Ensemble de Música de Câmara do Conservatório de Lisboa. AIfacinha love Jazz Coro Glee Jazz do Conservatório de Lisboa.
Dia 19, às 15h: AIfacinha love Jazz. Combos de jazz da Escola de Jazz do Conservatório de Lisboa.
No Facebook


Passeios

O nosso amor é verde
: Passeio por Monsanto, para aprender mais sobre este grande parque e onde se falará de rituais de corte ou acasalamento na Natureza (próximo passeio no dia 18, 15h - dura 2h, inscrições pelo T: 218170200).

Amor por Lisboa: dias 12 e 19 (12h). Passeio por personalidades que marcaram a cidade. Ponto de encontro: Rossio, estátua de D. Pedro IV. Inscrições: 218170600

Até que a morte nos separe (dias 14 e 16, 15h - dura cerca de 1h30). Histórias de amor que atestam, e até ultrapassam, o romantismo deste juramento. Ponto de encontro: entrada do Cemitério dos Prazeres. Inscrições: 213912699/213912700.

Ó Freguês... Compre-me a mim! (dia 14, cerca de 1h) Conversas com varinas da Madragoa sobre amores e desamores, incluindo um percurso pelo bairro. . Ponto de encontro: Chafariz da Esperança, Av. D. Carlos.   Inscrições: sofia.tempero@cm-lisboa.pt ou 218171196.

Lisboa dos Amores (dias 11 e 18, às 14h - cerca de 2h). Percurso por miradouros e ruas do centro histórico em que se descobrem os cenários das mais belas histórias de amor. Ponto de encontro: Miradouro de Nossa Senhora do Monte. Inscrições: 218170600.

Reencontros de bicicleta (dias 11 e 18 das 10h30 às 13h30). Um percurso em bicicleta com vários checkpoints que, para serem encontrados, obrigam a decifrar enigmas ou prestar provas de amor. Ponto de encontro: Jardim do Arco do Cego. Participantes: 20 equipas de 2 pessoas. Idade mínima: 18anos. Inscrições: info@musportugal.org. Bicicletas e capacetes fornecidos pela organização.


E ainda

Museu de Arte Popular: (E)namorar no MAP
Dias 11 e 12 das 10h às 18h. Um fim-de-semana com workshops culinários, danças latinas, pinta com chocolate a dois, teatro ou serenatas. Até um piquenique romântico (domingo, 15h)
www.map.imc-ip.pt

Quiosques do Refresco
(Camões, Príncipe Real, Praça das Flores)
Dia 14, 17h: O amor é cego - encontros às cegas. A proposta é encontrar o amor à mesa de um quiosque. "Recomende-se por e-mail [amorcegonoquiosque@gmail.com] que nós cruzamos os perfis, marcamos o ‘blind date' e oferecemos o vinho quente para acalorar os corações". Infos no blogue oficial.

Esplanada do Torel (Campo Mártires da Pátria)
De 11 a 19: Exposição de fotografia: Lisboa, Colinas e Miradouros. Participe ou vote através do facebook da Esplanada do Torel. Site

Quiosque do Jardim das Amoreiras
De 11 a 19 de Fevereiro: Mostra de Fotografia com o tema "Enamorados por Lisboa", de Rui Marchante. No Facebook

Amar-te
(expo e workshops com artistas do universo da arte urbana nacional)
De 11 a 18, das 19h às 22h, no Mercado Municipal do Bairro Alto, Rua da Atalaia.

Quiosque Alfacinha de Gema (Parque Bensaúde)
Dia 11, às 15h, "Workshop Feitiços do Amor. Receitas de feitiçaria e de encantamento" (Jessy Leal, autora do livro "Segredos de uma Feiticeira"). Dia 12 às 15h, "Workshop 1+1=3, a fórmula perfeita para uma relação a dois" (Conversas sobre experiências vivenciais nas relações humanas e amorosas - organização: Cristina Leal, autora do livro "Entre nós"). No Facebook


MAIS

Pela Baixa, as lojas que aderiram à iniciativa da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina vão distribuir no sábado, na segunda e na terça-feira, com cada compra, um cartão alusivo ao Dias dos Namorados e uma flor. Com a apresentação do cartão, o cliente poderá levar a sua cara metade à pista de gelo natural da Praça da Figueira e só paga uma das entradas.

No Metro: Há comemorações do Dia dos Namorados na estação da Baixa-Chiado, onde, de sábado a terça-feira, irão realizar-se várias iniciativas (entre o marketing e a diversão, claro está) No sábado, às 23h55, duas carruagens do metro, uma só com homens, vinda do Cais do Sodré, e outra só com mulheres, vinda dos Restauradores, vão cruzar-se na estação. Eles e elas conhecem-se na Baixa-Chiado e seguem depois para o Bairro Alto. Para domingo, às 17h, está marcado um concerto do músico B Fachada, de entrada livre. Na segunda-feira, distribuição de rebuçados, pipocas e algodão doce. Na terça-feira, violinistas e violoncelistas vão encher a estação de música romântica e vários pares de bailarinos irão dançar o tango, "numa interacção constante com os utentes da estação". Mais info no Facebook.

--%>