Depois de se ter apresentado há dois anos na Hafengeburtstag, festa que assinala o aniversário do porto alemão de Hamburgo, um dos maiores do mundo, o Planet Solar ("MS Tûranor" de seu nome náutico) soltou amarras do Mónaco em Setembro de 2010 para uma viagem que o levaria, além do Mediterrâneo, a cruzar os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
Às 02h12 de 5 de Maio de 2012, voltou a atingir o Mónaco. Uma odisseia, referem os responsáveis em comunicado, que torna o Planet Solar o "primeiro veículo a conseguir realizar com sucesso uma viagem à volta do mundo usando apenas energia solar". E, sublinham, não foi usada "uma única gota de combustível",
"Estamos extremamente felizes", sorria o pai do projecto, o suíço Raphaël Domjan à chegada ao Mónaco. "Mostrámos que temos as tecnologias e o conhecimento para nos tornarmos sustentáveis e defendermos o nosso planeta".
Ao todo, o Planet Solar percorreu, em cerca de 19 meses, mais de 32 mil milhas marítimas, correspondentes a quase 60 mil quilómetros, com escalas um pouco por todo o mundo.
A embarcação, de 31 metros de comprimento e 15 de largura, coberto pelo equivalente a 537m2 de painéis fotovoltaicos, começou por ser um sonho de Domjan: desejava realizar uma circum-navegação recorrendo ao mínimo possível de energia. A ideia de um barco movido a energia solar chegou apenas em 2004 mas foram ainda precisos mais quatro anos para que os fundos necessários fossem angariados.
Entre os parceiros e investidores, contam-se o Governo suíço, a marca de relógios Candino, a empresa ImmoSolar (especilizada em gestão de energia) ou Immo Stroeher, pioneiro alemão da energia solar e co-fundador do projecto. "O MS Tûranor PlanetSolar é mais que um navio. Tornou-se um embaixador da energia solar", disse Stroeher.
O trajecto do barco seguiu sempre de perto a linha do Equador, o que os levou a cruzar os canais do Panamá ou do Suez e a paragens tão diversas quanto Tânger, Miami, Cancún, Galápagos, Polinésia Francesa, Brisbane, Hong Kong, Singapura, Bombaim ou Abu Dhabi e Doha. No total, 28 países, onde participaram também em eventos de promoção da energia solar.
Por estes dias, o êxito do Planet Solar anda a ser celebrado com vários eventos no Mónaco. Em breve, deixará o principado rumo a Marselha, onde será a estrela do programa local dos Dias Solares Europeus, evento dedicado à energia solar, de 9 a 12 de Maio. E, em jogo, não está apenas o barco mas o projecto global ecológico e seus detalhes: o sítio oficial do Project Solar na Internet está alojado em servidores alimentados a energia solar (com recurso à rede eléctrica à noite) da Horus Network e as pequenas deslocações em terra foram feitas em bicicletas eléctricas da Easy Move.
Entretanto, viagem e barco já têm cinco entradas garantidas no Livro Guinness de Recordes: "o maior barco movido a energia solar", "a mais longa viagem", a "primeira circum-navegação" , "a mais rápida travessia do Mar da China meridional" e "a mais rápida travessia do Atlântico" em barco a energia solar.
Nos céus, à boleia do sol
Depois de o sol ter conquistado os mares, aproxima-se outra volta ao mundo movida a energia solar, mas desta feita cruzando os céus. O Solar Impulse, o grande projecto de Bertrand Piccard de um avião a energia solar, deverá avançar para uma volta ao mundo em 2014.
Até lá, o aparelho, alimentado por milhares de células fotoeléctricas, continua em testes. O próximo, a decorrer em Maio, promete revelar-se uma prova de fogo: voar até Marrocos, o que implica percorrer uma distância de 2500km "sem usar uma gota de combustível", apenas... sol. Será um feito inédito e o potencial recorde está integrado na cerimónia de inauguração de outro projecto recordista: a maior central de energia solar do mundo, em Ouzarzazate.
Pode ver uma fotogaleria do Solar Impulse aqui.
www.planetsolar.org | www.solarimpulse.com