O evento, que vai decorrer no adro da Sé de Viseu, conta com provas de vinhos, degustações, workshops temáticos e ainda a presença de conceituados chefes que irão confeccionar diversos produtos tradicionais da região.
Alguns dos restaurantes da região também vão deixar a sua marca, proporcionando aos visitantes uma degustação de iguarias e petiscos. O Prove Dão Lafões vai ainda ter um Mercado Gourmet com 30 expositores, onde se poderão degustar e comprar produtos regionais. O vinho não poderia faltar na festa e tem um bar dedicado.
As sessões de cozinha ao vivo vão realizar-se diariamente, com chefes convidados. Segundo a organização informa, Justa Nobre vai confeccionar vitela arouquesa assada, arroz de carnes e peras flamejadas; Luis Américo aposta na morcela de Lafões e na broa de milho; e Paulo Cardoso elege o requeijão, os cogumelos e o cabrito.
A entrada é livre, as degustações terão um preço mínimo de 3€ e o copo para prova de vinhos terá um custo de 2€.
Uma dica: quem levar automóvel, pode deixá-lo no estacionamento da Feira de São Mateus e subir até ao adro da Sé no funicular, disponível gratuitamente durante o evento.
Prove Dão Lafões é produzido pela Essência do Vinho e organizado pela Comunidade Intermunicipal da região de Dão Lafões com o apoio da Câmara Municipal de Viseu e do Turismo do Centro de Portugal.