Fugas - notícias

  • Fotografia do embaixador nacional da campanha.
    Fotografia do embaixador nacional da campanha. Diogo Morgado
  • Fotografia de um participante.
    Fotografia de um participante. Miguel Ribeiro
  • Fotografia de um participante.
    Fotografia de um participante. Carina Barros
  • Fotografia de um participante.
    Fotografia de um participante. Joana Carvalho
  • Fotografia de um participante.
    Fotografia de um participante. Paulo Pedro
  • Fotografia de um participante.
    Fotografia de um participante. Afonso Garcia
  • Fotografia de um participante.
    Fotografia de um participante. Miguel Ribeiro
  • Fotografia de um participante.
    Fotografia de um participante. Vera Alves
  • Fotografia de um participante.
    Fotografia de um participante. Luís Martinho
  • Fotografia de um participante.
    Fotografia de um participante. Alexandre Sousa
  • Fotografia de um participante.
    Fotografia de um participante. Ana Dias
  • Fotografia de um participante.
    Fotografia de um participante. Isabel Cortés
  • Fotografia de um participante.
    Fotografia de um participante. Miguel Sá Ferreira
  • DR
  • Frame do vídeo com Angela Merkel
    Frame do vídeo com Angela Merkel DR
  • Renato Godinho, Diogo Morgado e Bernardo Sousa.
    Renato Godinho, Diogo Morgado e Bernardo Sousa. DR

Mostrar o melhor de Portugal e criar o maior álbum fotográfico do mundo. Angela Merkel «ajuda»

Por Ana Saleiro

A ideia da campanha "Portugal, o Melhor Destino" é receber fotografias de todas as regiões do país e criar o maior álbum fotográfico do mundo, com direito a prémio para as mais votadas. Até a chanceler alemã "colabora" num vídeo que incita os portugueses a participar nesta iniciativa, de uma empresa de álbuns digitais, que também quer aumentar o "orgulho nacional".

Baptizada de "Portugal, o Melhor Destino", a iniciativa da empresa Dreambooks, que se dedica a comercializar álbuns digitais, pretende recolher o maior número de fotografias que melhor retratem o país. A empresa espera receber pelo menos 10 mil fotos, de modo a criar "o maior álbum fotográfico do mundo" - com 3,5 metros de altura por 16 metros de comprimento - com direito a entra no Livro de Recordes Guinness. 

"Queremos editar, pelo menos, 10 mil fotografias, embora, naturalmente, estejamos à espera de uma adesão superior, pois não temos dúvidas que o orgulho nacional irá mobilizar todos os portugueses", sublinhou Diogo Teixeira, director de Marketing do grupo LFM, num comunicado a propóstio da apresentação pública do projecto, que decorreu esta quarta-feira em Lisboa. Entre os parceiros da iniciativa, contam-se a secretaria de Estado da Cultura, o grupo Pestana e Pousadas de Portugal, o Turismo do Porto e Norte, organizações ligadas à fotografia ou a marca Canon.

Todos poderão enviar fotografias, que serão mostradas e votadas no site oficial da campanha, até ao dia 18 de Setembro. Posteriormente, serão eleitas as melhores fotografias, com direito a prémios vários que incluem máquinas fotográficas e álbuns digitais.

O projecto tem como "embaixador nacional" o actor Diogo Morgado, que, na apresentação da campanha, incentivou os portugueses a enviarem as suas melhores imagens: "Apelo à participação de todos os portugueses para que, com o espírito de promover a cultura, tradições, o clima, as praias, a gastronomia e a hospitalidade do nosso povo, participem massivamente nesta iniciativa", disse Morgado.

O piloto Ruben Faria, o modelo Ruben Rua, o actor e cantor Edmundo Vieira, o fotógrafo Pedro Brum e o músico The Legendary Tiger Man, entre outros nomes, também estiveram presentes para mostrar apoio a esta iniciativa, sendo embaixadores regionais da campanha.

Para que a promoção da campanha tenha potencial viral, foi até requisitada a "colaboração" de Angela Merkel. Um vídeo publicado online mostra a chanceler alemã a discursar com as legendas a mostrar uma "tradução" algo criativa. Sob o título "Angela Merkel desafia Portugal", pode ver-se a governante a aconselhar os portugueses a mostrarem o que de melhor tem o seu país. "Só criticam, protestam e contestam, dia após dia, medida após medida, e eu não os vejo a fazer nada", lê-se nas legendas. "Se têm coisas bonitas têm que mostrar", "diz". Entre umas brincadeiras - até em redor das chouriças portuguesas -, Merkel surge a garantir que se a convencem ainda troca a Alemanha por Portugal: "Até eu me mudo para lá!", "afiança". (Na verdade, a chanceler está a discursar sobre impostos...)

 

 

A campanha

No site oficial já tinham entrado, até ao final da tarde do primeiro dia de lançamento, cerca de duas centenas de fotografias (actualização: uma semana depois já rondavam as 12.500 imagens). A campanha recebe fotos até 18 de Setembro e tem prémios para os participantes, nomeadamente para os 10 autores e para as 10 fotos com maior número de votos, para a melhor foto de Cultura e a melhor foto de Natureza. Os melhores recebem máquinas fotográficas Canon e álbuns digitais (há ainda prémio de participação para os restantes: oferta de 50% desconto em toda a gama de álbuns Dreambooks).

Na fotogaleria acima, podem visualizar-se algumas das primeiras fotografias enviadas por participantes, incluindo a primeira de todas, da autoria de Diogo Morgado.

Site: Portugal, o Melhor Destino

--%>