Fugas - notícias

Como será o mobiliário dos hotéis

Como será o mobiliário dos hotéis "made by" Ikea? DR

Vem aí a cadeia de hotéis «made by» Ikea. Mas da marca só terá a filosofia

Por Fábio Monteiro

A Inter Ikea, companhia que possui os direitos de propriedade intelectual da gigante sueca do mobiliário, anunciou uma aposta no mercado da hotelaria económica europeia. No entanto, a única coisa que estes hotéis deverão preservar da Ikea é a sua filosofia.

A Ikea, conhecida mundialmente pelos seus móveis de baixo custo e embalagens compactas para transporte, prepara-se agora para um novo tipo de investimento. A Inter Ikea anunciou planos para a construção de cem hotéis na Europa, começando pela Alemanha em 2014, que deverão obedecer à filosofia da marca, resumida por Harald Müller, gestor do departamento de imobiliário da empresa, como "boa qualidade a um preço razoável".

Os hotéis, porém, não deverão utilizar a marca Ikea e, noticia a Reuters, citando Müller, também não deverão recorrer ao tradicional mobiliário da casa. A empresa também ficará de fora da administração dos hotéis, que, adianta a AP, será entregue a um parceiro já estabelecido na indústria hoteleira e que será anunciado em breve.  

É assim possível que os hóspedes não reconheçam a presença da célebre marca em lado nenhum destas unidades hoteleiras que seguirão o mote do "budget design". O que está garantido é o "toque" escandinavo, já que o design ficará a cargo de nórdicos. Na realidade, a Inter Ikea, já construiu uma série de hotéis pela Europa mas agora decidiu investir no segmento de "baixo-custo".

O investimento inicial, adianta o jornal sueco Svenska Dagbladet na sua edição desta quinta-feira, rondará os mil milhões de euros, valor que já andará a "arregalar os olhos" a muitas empresas de construção.

A Ikea é a maior empresa mundial de retalho de mobiliário. Emprega cerca de 131 mil pessoas em 41 países e possui 287 lojas. No início deste ano, anunciou outro novo tipo de investimento através da colaboração com a empresa de consumíveis electrónicos TCL, para produzir televisões e sistemas de som integrados no seu mobiliário. No futuro, a mesma empresa já manifestou o seu interesse de investir em residências estudantis, mercado que considera abandonado.  

Por coincidência em termos de matéria hoteleira, a Ikea vai criar este fim-de-semana em Portugal - único país onde uma promoção deste género irá ocorrer -, no Jardim da Estrela alfacinha, um hotel ao ar livre, destinado a promover o seu novo catálogo de produtos.

--%>