Desde sempre que as vindimas se fazem na vinha da Meia Encosta mas nos últimos dois anos foi necessária a ajuda de alguns voluntários. “Os funcionários de campo são cada vez menos. No ano passado pedimos voluntários porque o coordenador de trabalho de campo reformou-se. Havia um único funcionário para as vinhas”, disse à Fugas Dalila Santo, coordenadora dos espaços da Tapada.
São cerca de três hectares de vinha divididos por onze castas (sete brancas e quatro tintas), três delas já vindimadas em Agosto. As ajudam parecem vir de todo o lado, desde “estudantes, pessoas que querem dar a conhecer aos filhos a experiencia de vindimar, reformados e até pessoas que chegam a pedir folgas no trabalho para fazerem um dia de vindima”, confirma a responsável.
O dia começa cedo e às 8h tem que estar tudo a pronto para começar a vindima. Na bagagem deve estar um chapéu para o sol, água, protector solar e um pequeno lanche. “Estar a trabalhar ao sol abre o apetite”, lembra Dalila Santo. Às 12h30 é hora de recarregar baterias e almoçar. O trabalho recomeça às 14h e prolonga-se, no máximo, até às 17h.
No final das vindimas há um almoço com todos os voluntários, no qual é provado o vinho do ano anterior. Quando o vinho da campanha actual fica pronto, a organização oferece uma caixa de cinco litros a todas as pessoas que tenham feito mais de sete horas de voluntariado.
E as ofertas não ficam por aqui… Há jazz, durante o Verão, no Jardim Botânico da Ajuda e todos voluntários têm direito a entradas grátis para os espectáculos. “É uma maneira de agradecermos a colaboração das pessoas”.
As vindimas decorrem de segunda a sexta durante o mês de Agosto e prosseguem entre 4 e 6 de Setembro (previa-se um período de vindima na segunda quinzena de Setembro mas foi anulado). Quem pretender experimentar um dia no "campo" ainda pode inscrever-se, enviando um e-mail para botanicoajuda@isa.utl.pt (T: 213622503). No caso dos candidatos terem idade inferior a 16 anos, devem ser acompanhados por adultos.
(Actualização, 29.08.2012: alteradas datas previstas para a vindima)