Fugas - notícias

  • Nuno Ferreira Santos
  • DR

Palmela celebra meio século de Festa das Vindimas

Por Fugas

A cidade de Palmela, este ano Cidade Europeia do Vinho, volta a estar em festa e a erguer o copo, desta feita para celebrar 50 anos de Festa das Vindimas, de 30 de Agosto a 4 de Setembro. O programa inclui música, cortejos, desporto ou gastronomia.

A festa tem como objectivo homenagear o vinho e os trabalhadores da terra. No primeiro dia de festa há uma recepção às entidades oficiais e aos convidados ao som do Coral e Cavalinho Musical da Sociedade Filarmónica Humanitária. A inauguração oficial é às 20h30, nos Paços do Conselho e, para além de música e animação, há uma largada de toiros marcada para as 00h (avenida dos Bombeiros Voluntários), que se repetirá diariamente até segunda-feira.

Também durante todos os dias da festa, haverá cortejo alegórico, às 17h. Na noite de 4 de Setembro (23h), um cortejo especial nocturno seguido de espectáculo de pirotecnia (01h).

Ao longo das festas, não faltam muitos concertos, marchas e folclore, arruadas ou actividades desportivas (grande prémio de atletismo ou prova de ciclismo no sábado; prova motard no domingo). A tradição pode apreciar-se em momentos como o cortejo dos camponeses (domingo, 10h) ou na pisa da uva e benção do mosto (domingo, 11h).

Em jeito de pré-festa, Palmela até elege, logo na quarta-feira, dia 29, a Rainha das Vindimas 2012 (Cine Teatro S. João, 21h30).

A Festa das Vindimas é organizada pela Associação de Festas de Palmeça, com o patrocínio da autarquia local.

Este ano, Palmela ostenta a "coroa" de Cidade Europeia do Vinho 2012 com que foi distinguida pela Rede Europeia de Cidades do Vinho.

Festa das Vindimas

--%>