A empresa portuguesa DFJ Vinhos, do enólogo José Neiva Correia, lidera o top 100, realizado pela influente revista "Wine Enthusiast", de vinhos à venda nos Estados Unidos com melhor relação qualidade-preço (de entre marcas comercializadas "em redor de 10 dólares").
Tendo como preço de referência 9 dólares (7€), o vinho Vega Douro Tinto 2009 foi declarado "Best Buy of the Year", após o painel de especialistas da revista ter provado cerca de 17 mil vinhos, disponíveis no mercado norte-americano. A chancela "Best Buy" foi atribuída a 1134 néctares mas a liderar o top 100 ficou mesmo o vinho produzido pela empresa com sede no Cartaxo.
O Vega é o primeiro vinho português a liderar o "ranking", elaborado anualmente. Na nota de prova da "Wine Enthusiast", o vinho é considerado "suave" e com "uma textura polida", detentor de "sabores frutados de mirtilo e cereja vermelha" que "combinam com os taninos redondos e uma nota de especiarias para dar uma riqueza de sensações". Em resumo, "encorpado mas elegante". "Guarde-o nos próximos dois anos", aconselham. As castas utilizadas são Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional; com estágio de três meses em barricas novas de carvalho francês e um mínimo de três meses em garrafa após engarrafamento.
Em comunicado, a DFJ realça que este ano "ganhou 29 Best Buys nesta revista" e que, em 2012, "o 9º melhor Best Buy também foi da DFJ Vinhos com o Grand' Arte Vilarinho 2010 - o primeiro vinho branco português no Top 10. A empresa já está habituada a ser distinguida pela "Wine Enthusiast", já que nos últimos cinco anos teve sempre vinhos na lista dos 100 melhores.
O top é elaborado a partir dos vinhos com melhor relação entre pontuação e preço, mas outros factores também contam, como a disponibilidade nos EUA e o reconhecimento no mercado. "Consideraram também o equilíbrio global da lista, que se esforça para fornecer uma ampla gama de diferentes estilos e origens, variedades para todos os gostos e preferências".
A empresa DFJ Vinhos foi criada em 1989 e, informam, exporta 95% da sua produção para 45 países. Controla mais de 400 hectares de quintas, com uma produção anual média de 6 milhões de garrafas. Segundo adiantam em comunicado, o ano já vai com 167 prémios conquistados: "dos quais 18 medalhas de ouro, 39 medalhas de prata e três troféus".
10 made in Portugal
Além do Vega Douro, há mais nove presenças portuguesas no top 100. Aliás, Portugal é o 3.º país com mais marcas na lista, sendo superado apenas pelo Estados Unidos e França. Logo no n.º 9, encontra-se o Catedral Reserva 2008 (Caves Velhas, Dão), seguindo-se o Quinta do Portal Colheita 2009 (Douro, 17.º), Alente 2009 Premium Trincadeira-Aragonez (Enoforum, Alentejo, 27.º), Porca de Murça 2009 (Real Companhia Velha, Douro, 37.º), Conde de Vimioso 2010 (Falua, Tejo, 48.º), Falcoaria Branco Fernão Pires 2008 (Quinta do Casal Branco, Tejo, 58.º), Rapariga da Quinta Branco 2010 (Luis Duarte, Alentejo, 71.º), Herdade de São Miguel 2010 Branco (Casa Agrícola Alexandre Relvas, Alentejo, 81.º), Tons de Duorum Branco 2011 (Duorum, Douro, 94.º).