Fugas - notícias

  • Desnorteado in Vivo
    Desnorteado in Vivo DR
  • Desnorteado em Estúdio
    Desnorteado em Estúdio DR
  • A banda, pronta para celebrar 30 anos
    A banda, pronta para celebrar 30 anos DR

Os GNR lançam dois vinhos «desnorteados»

Por Fugas

Efectiva e afectivamente, eles também gostam de vinho. A banda de Rui Reininho apresenta dois tintos, os Desnorteado, que, curiosamente, andam mesmo sem norte: são alentejanos.

"Desnorteado em Estúdio" e "Desnorteado in Vivo". São os dois novos trabalhos dos GNR, que, desta feita, deixam a música apenas se pressentir na harmonia dos dois tintos criados a partir de vinhas de Reguengos de Monsaraz, Alentejo.

O lançamento dos vinhos abençoados pela banda de Reininho, Jorge Romão e Tóli César Machado, que está a celebrar três décadas de carreira (incluindo os concertos "Afectivamente" em Lisboa e Porto), será efectuado no certame Essência do Vinho, que decorre no Palácio da Bolsa da Invicta de 7 a 10 de Fevereiro

Os vinhos, informam, foram pensados e elaborados em parceria com o enólogo Luís Duarte. O baptismo do vinho vem de uma canção do álbum "Defeitos Especiais" (datado de 1984), precisamente o tema "Desnorteado". "É ainda o resultado de um jogo de analogia entre dois tipos de vinho e duas situações muito comuns para os GNR: In Vivo e Em Estúdio".

A apresentação dos dois tintos alentejanos "desnorteados" será feita esta quinta-feira num jantar na Casa da Música, o mesmo em que serão anunciados os 10 melhores vinhos portugueses, de acordo com o painel de críticos da revista Wine, da Essência do Vinho. Durante a noite, são também entregues os prémios Best of Wine Tourism 2013 (aos portugueses Quinta do Vallado e Quinta do Crasto e ao Hotel The Yeatman). Além dos vinhos, os GNR também levarão a sua música à festa.


Rock in Vinho

O "in Vivo" (cerca de 15€) é apresentado como um "vinho para partilhar com os amigos, tão descontraído como um concerto pop/rock". De "aromas suaves e perfumados", será "de apelo imediato, elegante e irreverente". Nasceu das castas Aragonês, Touriga Nacional e Petit Verdot, tendo estagiado 12 meses em barricas novas de carvalho francês.

O "Em Estúdio" (cerca de 18€) é apresentado como "um vinho mais complexo, mais concentrado, com um final mais prolongado". Elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Syrah, é como "a gravação de um álbum". Teve estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho francês e resume-se como "equilibrado, afinado e com uma estrutura que convida à apreciação mais atenta… e à mesa".

--%>