Com 4,5 metros de altura e 8 metros de comprimento, inclui 10 mil fotografias que ilustram todas as regiões de Portugal e “várias expressões da portugalidade”. É o “Maior Álbum Fotográfico do Mundo”, título com certificação oficial Guiness depois de meses de uma campanha que, além de promover a empresa que criou a iniciativa, também pretende promover Portugal enquanto destino turístico.
Desde esta quinta-feira, o recorde mundial é oficial, tendo sido entregues os certificados atribuídos pela Guinness World Records numa cerimónia em que estiveram presentes "embaixadores" do projecto e representantes de entidades parceiras. O recorde atingido pela iniciativa da Dreambooks Portugal destronou um título antes detido pela Itália, sendo que a razão da conquista lusa se deve não ao número de fotografias contidas mas, precisamente, ao tamanho do álbum de fotografias: um verdadeiro colosso de 500 kg, em que, em cada uma das 13 páginas dedicadas às regiões lusas, se mostram 768 fotos. As dimensões físicas do álbum exigem que o virar de página seja suportado por duas pessoas, cada uma nos dois extremos; o transporte é repartido, feito em duas carrinhas de 5metros cada.
O álbum de proporções inéditas é o produto final de uma campanha para “promover Portugal enquanto destino de excelência”, segundo a Dreambooks – que se dedica a comercializar fotografia digital. Para tal, procuraram envolver os habitantes de cada local, tornando-os os próprios promotores turísticos do país.
Em Portugal, o Melhor Destino, apelou-se a que, através de registo fotográfico, testemunhassem a diversidade paisagística, gastronómica e humana, de norte a sul. O apelo parece ter originado uma autêntica febre fotográfica, tendo sido recebidas mais de 77 mil fotografias entre Julho e Setembro de 2012 – e que podem ser apreciadas online. A apoiar a divulgação do projecto – que contou com parceiros como, entre outros, a secretaria de Estado da Cultura, o Turismo do Porto e Norte, a autarquia do Porto, ou organizações ligadas à fotografia ou a marca Canon –, estiveram diversos profissionais (os “embaixadores”), como o actor Diogo Morgado ou o músico Paulo Furtado – que também contribuíram com fotos – ou os estilistas Nuno Gama e Maria Gambina.
As dez mil seleccionadas para integrarem o álbum representam uma verdadeira viagem visual pelo país: encontram-se imagens da costa portuguesa, de praias e falésias; de casas brancas alentejanas; do comércio tradicional de todo o Portugal; de barcos no Douro. Não faltam estátuas, igrejas, castelos e demais monumentos icónicos – como o Palácio da Pena ou a Torre de Belém. Não faltam, inclusive, registos de costumes, do bailinho da Madeira às procissões.
As dimensões da campanha e o produto final levam a que a Dreambooks faça "um balanço muito positivo". Diogo Teixeira, director de marketing do LFM Corporate, grupo a que pertence a empresa, refere-se à iniciativa como geradora de um “movimento nacional”. Por isso, esta não se esgota na composição física do álbum, incluindo a sua digressão pelo país ao longo do ano.
A rota de exposição do álbum, que começou no Porto, em Dezembro, e passou por Vila Real em Fevereiro, contou já com mais de 15 mil visitantes, segundo informam. Destinos certos de passagem serão ainda as cidades de Braga, em Abril, de Coimbra, em Maio, e de Lisboa, em Agosto. Mais localizações deverão juntar-se, já que, até ao fim de Março, estão abertas as candidaturas para acolhimento da mostra. Aliás, qualquer pessoa que quiser ajudar durante o “road show” do álbum poderá oferecer-se como voluntário.
Cumprida a digressão nacional, o “Maior Álbum Fotográfico do Mundo” não tem ainda destino certo.
Uma versão mais reduzida do álbum está também à venda (custa €16,50 mais portes): neste caso, tem 31 por 23 centímetros, 30 páginas e 12 fotos por cada uma das 13 regiões. Os lucros revertem a favor da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal). “A nossa escolha recaiu sobre ACAPO como forma de ajudar um dos grupos menos contemplados com as valências desta iniciativa”, informa a organização.