Visitar o Museu Nacional de Soares dos Reis, no Palácio dos Carrancas, também será diferente neste dia, uma vez que a proposta é que as pessoas descubram livremente o museu com o apoio de imagens e de um roteiro interactivo.
Em Coimbra, a Universidade acolhe o Encontro Património da Educação e Identidade e à noite vai-se ouvir fado no Museu Municipal. A baixa da cidade vai ainda ser animada com com grupos folclóricos e recriações de jogos tradicionais.
Há museus que vão ainda recriar diferentes actividades tradicionais como a produção de pão, a confecção de vestuário, rendas, bordados e acessórios à época, assim como o processo de manufactura de cerâmica ou a plantação de ervas aromáticas.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 1982 pelo ICOMOS, uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovado pela Unesco no ano seguinte.
No site da DGPC é possível ter acesso ao programa detalhado de todas as actividades, nas ilhas e em Portugal continental. Quem estiver interessado, pode ainda pesquisar por concelho ou por tipo de actividade.