Fugas - notícias

  • A Casa do Alentejo é uma das jóias das Portas de Santo Antão
    A Casa do Alentejo é uma das jóias das Portas de Santo Antão DR
  • A rota gastronómica vai da Rua de São José até ao Terreiro do Paço, passando pelas Portas de Santo Antão
    A rota gastronómica vai da Rua de São José até ao Terreiro do Paço, passando pelas Portas de Santo Antão DR
  • Monsanto é o mote da rota Verde
    Monsanto é o mote da rota Verde
  • O edifício da Reitoria da Universidade Nova em Campolide é um dos espaços da rota Arte
    O edifício da Reitoria da Universidade Nova em Campolide é um dos espaços da rota Arte DR
  • A embaixada de Marrocos integra a rota Mundo
    A embaixada de Marrocos integra a rota Mundo Rui Gaudêncio

Uma semana lisboeta para descobrir ruas, parques, petiscos e embaixadas

Por Alexandra Prado Coelho

A Lisbon Week está de volta. Um festival de redescoberta da cidade a partir de rotas temáticas. 

Há muitas histórias a descobrir pelas Portas de Santo Antão, a rua que vai estar no centro das atenções da Lisbon Week, que decorre entre 21 e 28 de Setembro.  

É pela rota da História, seguindo os passos do olissipógrafo José Sarmento de Matos (que na edição do ano passado fez um percurso similar pela Rua do Século), que se propõe a redescoberta de Santo Antão. Da Igreja de São Domingos, que nasce de um convento da Ordem Dominicana fundado no século XIII, até ao Recolhimento da Encarnação, com o seu altar todo em prata, passando pela Sociedade de Geografia de Lisboa, o Ateneu Comercial, a Casa do Alentejo ou a Cervejaria Solmar.

O passeio histórico poderá ser complementado com a rota gastronómica traçada com sugestões de José Bento dos Santos e que vai da Rua de São José até ao Terreiro do Paço, passando, claro, pelas Portas de Santo Antão. Será um mapa dos petiscos tradicionais de Lisboa, que culminará numa Estação dos Petiscos, montada no Cais do Sodré.

Um dos objectivos deste festival de descoberta da cidade é abrir portas que habitualmente estão fechadas, e este ano serão algumas das embaixadas da capital a abrir-se à curiosidade dos visitantes. Na rota Mundo, com visitas guiadas vai ser possível ficar a conhecer o interior das embaixadas de Espanha, China, Marrocos, França, México e Itália, num percurso criado pelo embaixador Fernando Neves. O êxito da iniciativa é evidente: no caso deste percurso Mundo, este só se abrirá a quem foi a tempo de reservar, visto que as reservas esgotaram poucos dias depois da sua disponibilização.

Mas outra oportunidade para visitar espaços menos conhecidos surge com a Rota da Arte e Arquitectura, concebida pelo crítico e curador Delfim Sardo. Mas aqui não se trata apenas de visitas aos locais, estes transformar-se-ão numa exposição itinerante intitulada I’ll be your mirror, com os edifícios (entre os quais a Reitoria da Universidade de Lisboa, o Teatro Thalia, o Bloco das Águas Livres ou o Castelo de São Jorge) a receber obras de artistas portugueses, como Fernanda Fragateiro, João Onofre ou José Pedro Croft.

A Lisbon Week terá ainda música, com programação do saxofonista Carlos Martins, e inspiração na Lisboa boémia dos anos 20 – o jazz estará obviamente em destaque, mas cruzar-se-á com vários outros estilos musicais.

Por fim, a Natureza, com uma rota Verde que dará destaque ao Corredor Verde de Monsanto, projecto do arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, convidando os caminhantes a percorrer o caminho que liga o Jardim Amália, no alto do Parque Eduardo VII, ao Parque do Calhau, em Monsanto.

Criada pela Actu (Associação Cultural Turística e Urbana) e realizada pela XN Brand Dynamics, a iniciativa é co-produzida com a Câmara Municipal de Lisboa.

A programação inclui eventos paralelos, entre conferências (sobre gastronomia, património, dinamismo social, a "marca Lisboa, a Cerca Fernandina, as Portas de Santo Antão ou a Casa do Alentejo) ou momentos "especiais", caso de uma Meditação por Lisboa (21 de Setembro, 18h30, no Parque do Calhau) e o Dia Europeu das Línguas (que envolve representações de diversos países no dia 26 de Setembro, com visitas guiadas grátis).

--%>