Fugas - notícias

Lisboa surge em primeiro lugar em todas as categorias analisadas pelo estudo da Bloom Consulting

Lisboa surge em primeiro lugar em todas as categorias analisadas pelo estudo da Bloom Consulting Paulo Ricca

Lisboa é a melhor cidade do país para viver, investir e visitar

Por Marisa Soares

Porto e Braga completam o pódio no relatório sobre as cidades com melhor "marca" em Portugal, elaborado pela consultora Bloom Consulting.

A “marca” Lisboa é a que vende melhor em Portugal. A capital lidera um ranking sobre “city branding” divulgado nesta terça-feira, que analisa o desempenho dos 308 municípios portugueses nas vertentes de investimento, turismo e qualidade de vida. Porto e Braga completam o pódio.

O relatório elaborado pela consultora internacional Bloom Consulting baseia-se em estatísticas oficiais e em pesquisas online, e analisa variáveis como o número de novas empresas, as taxas de ocupação hoteleira, desemprego, criminalidade e poder de compra em cada um dos municípios em comparação com a média nacional.

ranking é “indiscutivelmente liderado por dois pesos pesados”, Lisboa e Porto, notam os autores do estudo. Lisboa está em primeiro lugar em todas as categorias. Ainda assim, os autores sublinham que “o declínio populacional e empresarial e o abrandamento da actividade turística fazem com que Lisboa se encontre, hoje em dia, a perder algum terreno tornando a sua distância menos acentuada em relação aos demais municípios do pódio”.

Tanto Lisboa como o Porto surgem como “portas de entrada” em Portugal para investidores, turistas e moradores (embora o Porto esteja pior cotado nestas duas últimas categorias, em termos relativos). Braga surge em terceiro lugar sobretudo graças ao bom desempenho na área dos negócios, embora esteja menos bem na categoria de turismo.

“Por sua vez, Oeiras [em 4.º], cidade que alberga o hub comercial e tecnológico da Grande Lisboa a nível nacional, apresentou resultados muito semelhantes aos obtidos por Braga”, notam os autores do Portugal City Brand Ranking.

A região Centro está representada no top ten com três cidades: Coimbra (5.º), Aveiro (6.º) e Leiria (7.º). No entanto, apesar de estes municípios apresentarem uma posição de destaque na categoria designada Viver, "a sua avaliação geral continua a sofrer um impacto negativo devido ao fraco desempenho na dimensão Visitar (Turismo)”, lê-se no relatório.

Faro é o único município do Algarve na lista dos dez melhores classificados (em 8.º), com resultados favoráveis no que toca à qualidade de vida e ao turismo. “A região algarvia é sinónimo de turismo em Portugal”, refere o documento. A nível nacional, os municípios de Albufeira, Tavira, Lagos, Portimão e Faro estão na lista dos dez melhores na categoria Visitar (Turismo). Albufeira lidera a tabela de estadias tendo também a maior percentagem por habitante.

A lista dos dez melhores fica completa com Guimarães (9.º), que obtém melhor classificação na atracção de investimento, e Cascais (10.º), que fica em 6.º no top ten da categoria Viver.

“O top 10 [a nível global] revela uma concentração de municípios situados nas áreas mais industrializadas de Portugal: Norte e Grande Lisboa, onde a robustez e o ambiente negocial criam melhores oportunidades para os seus residentes”, concluem os autores.

Sintra surge em 11.º lugar no ranking global, mas se considerarmos apenas a categoria Viver fica em quinto. Segue-se Évora, o único município do Alentejo representado na lista dos 25 municípios com melhor “marca”. Na lista estão ainda, e por esta ordem, os municípios de Setúbal, Viseu, Viana do Castelo, Maia, Funchal (o único a representar as regiões autónomas), Almada, Torres Vedras, Matosinhos, Albufeira, Portimão, Lagos, Vila do Conde e Castelo Branco. Monforte (em Portalegre, no Alentejo) ocupa o último lugar da lista dos 308 municípios.

Este é o primeiro relatório da Bloom Consulting sobre os municípios, e vem na sequência de outros já feitos sobre países e regiões. No documento, a consultora explica que o estudo é destinado "ao público em geral interessado em política, reputação, economia, cidadania e urbanismo".


Top 25: Ranking Nacional global

1 - Lisboa
2 - Porto
3 - Braga
4 - Oeiras
5 - Coimbra
6 - Aveiro
7 - Leiria
8 - Faro
9 - Guimarães
10 - Cascais
11 - Sintra
12 - Évora
13 - Setúbal
14 - Viseu
15 - Viana do Castelo
16 - Maia
17 - Funchal
18 - Almada
19 - Torres Vedras
20 - Matosinhos
21 - Albufeira
22 - Portimão
23 - Lagos
24- Vila do Conde
25- Castelo Branco

--%>