Fugas - notícias

Adriano Miranda

O Dão faz a festa com vinho, comida, música e corrida

Por Alexandra Prado Coelho

A região vinhateira do Dão quer dar-se a descobrir. Para isso organizou, entre 18 e 20 de Setembro, uma grande festa em torno das vindimas.

No âmbito da iniciativa Viseu e Vinho Dão Festa, algumas das mais importantes quintas da região que habitualmente não recebem visitas vão abrir-se aos visitantes.

Será no sábado, dia 20, que as quintas de Lemos, de Reis, Vinha Paz, Turquide, Pedra Cancela e Vale das Escadinhas vão ter as portas abertas, em períodos de manhã e de tarde e para grupos até 15 pessoas, que poderão viver uma experiência nas vindimas e ao mesmo tempo ficar a conhecer as histórias destes espaços.

Mas a festa começa antes, no dia 18, com o arranque da semana enogastronómica (que na realidade não é uma semana, mas de quinta a domingo) na qual participam cerca de 20 restaurantes de Viseu onde se poderá experimentar a cozinha tradicional da região harmonizada com os vinhos do Dão. Haverá também, noutros pontos da cidade, provas de vinhos.

No dia 20 à noite, depois do trabalho nas vindimas, há música: a partir das 22h, Luísa Sobral e a sua banda, em concerto no adro da Igreja da Misericórdia, no centro de Viseu. E a festa continua pela noite dentro, agora nos claustros do Museu Grão Vasco com uma Dão Irreverente Party, animada por vários DJs até às quatro da manhã.

Para quem ainda tiver forças depois de um dia a vindimar, e uma noite a dançar, no domingo, 21, Dia do Município, realiza-se a 1ª Meia Maratona do Dão, que tem como padrinho o campeão olímpico Carlos Lopes.

É uma oportunidade para ficar a conhecer melhor Viseu, já que o percurso de 21 quilómetros passa pelo centro histórico, as portas medievais do Soar e dos Cavaleiros, a mata de Fontelo e a Cava de Viriato, monumento nacional desde 1910.

Mais programação e inscrições em www.vindimasviseu.pt e www.meiamaratonadao.pt

--%>